Sessão deliberativa debate a educação no Distrito Federal

dsc_33572A Câmara Legislativa do Distrito Federal realizou, na tarde desta quinta-feira (26), uma sessão deliberativa para debater a questão da educação no DF, em especial a suspensão do movimento de paralisação das atividades. O diretor Washington Dourado representou o Sinpro na mesa de discussão, que também teve a participação do representante do Sindicato dos Auxiliares de Educação (SAE), da Associação de Pais e Alunos e do secretário de Educação do GDF, Julio Gregório.

Durante a sessão, assistida por vários professores e professoras, o secretário Julio Gregório apresentou diversas justificativas para a falta de pagamento para a categoria e para a alteração do calendário escolar, argumentos que não convenceram os professores presentes na galeria. Diante da insatisfação da categoria, por diversas vezes os educadores vaiaram e ficaram de costas para o secretário durante sua fala.

Em seu discurso, Washington Dourado foi enfático ao afirmar que o Sindicato dos Professores e toda a categoria merecem respeito. “Nossa categoria tem uma história e merece respeito. Se não nos dão, arrancamos na luta. Desde o início do ano tivermos diversos sinais de desrespeito, vários calotes, um governo fazendo terrorismo diante da sociedade. O nosso salário, nosso reajuste e os direitos de todos os professores e professoras não podem ser mexidos. Vamos lutar para exigir o que é de direito de qualquer trabalhador”. Sobre a judicialização do movimento legítimo da categoria, o diretor do Sinpro disse que as decisões da Justiça nunca pautaram as decisões dos professores e “a assembleia é quem vai determinar nossos próximos passos”.

Para o deputado Chico Vigilante, o GDF tem dinheiro em caixa para pagar os professores. Basta vontade política. “Enquanto o governo diz que não tem dinheiro em caixa para pagar os professores, é preciso salientar que o GDF poderia utilizar os fundos contingenciados para quitar a dívida com a educação, já que existem, nos fundos, mais de 1 bilhão”, disse.

A Comissão de Negociação do Sinpro e do SAE se reunirão com representantes do governo às 10h desta sexta-feira (27).