Servidores se armam contra precarização da vigilância nas escolas

A partir desta segunda-feira (3), terá início a substituição de cerda de 1,6 mil servidores em Gestão Educacional em Vigilância do DF por trabalhadores terceirizados. Em ato público nesta sexta-feira (31), na Praça dos Aposentados do Conic, servidores de carreira organizados pelo SAE-DF afirmaram que o anúncio do governo do Distrito Federal só será efetivado caso a categoria permita.
“A substituição só vai acontecer se os servidores estiverem de acordo. Não é justo os servidores, além de serem retirados do seu posto de trabalho de repente, ainda perderem benefícios como o adicional noturno. E ainda pior: serem remanejados para outras funções com remunerações maiores e eles receberem menos. E isso nós não vamos aceitar. Por isso, vamos estar presentes em todo este processo de remanejamento para garantir os direitos dos trabalhadores”, afirmou o diretor de Imprensa e Comunicação do SAE-DF, Ediran José Oliveira.
O dirigente sindical ainda destaca que não é contra os trabalhadores terceirizados, mas contra os impactos que a terceirização gera. “Sabemos que ao longo do tempo, a terceirização tem sido prática comum em vários ramos. Mas, principalmente, temos visto também os prejuízos: salários menores e jornada de trabalho maiores são só alguns exemplos”, avalia Ediran Oliveira.