Servidores do SLU realizam panelaço nesta terça (10), contra decreto de Rollemberg

Nesta terça-feira (10), os trabalhadores do Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal- SLU realizarão assembleia geral, às 9h, em frente ao Palácio do Buriti. Na ocasião, a categoria fará panelaço em protesto ao decreto assinado pelo governador Rodrigo Rollemberg, no último dia 26 de janeiro. A determinação cumpre a Ação Direta de Inconstitucionalidade – ADIn contra a criação da Carreira de Políticas Públicas e Gestão Governamental – PGG do SLU (Lei 5.276/2013).
Na prática, o novo governo determina que os cerca de quatro mil trabalhadores do SLU retornem à carreira de Gestão Sustentável de Resíduos Sólidos – GSRS, o que gera à categoria perdas salariais que vão até 15%, entre outros prejuízos.
De acordo com o Sindser-DF, que representa a categoria, já foram realizadas várias reuniões com o governo local para que fosse encontrada uma solução à situação, sem gerar perdas aos trabalhadores. O Sindicato chegou a apresentar ao GDF uma minuta com soluções ao problema, entretanto, o governo se mostrou inflexível quanto à proposta.
“O trabalhador não pode arcar com isso. A lei foi criada, os trabalhadores cumpriram o remanejamento, o que representou um grande avanço para categoria. Agora não podem, de repente, retirar os direitos que foram garantidos na transposição. Não vamos permitir que isso aconteça”, afirma o presidente do Sindiser-DF e dirigente da CUT Brasília, André Luiz da Conceição.