Servidores de Planaltina de Goiás avançam no pedido de impeachment do prefeito

Em greve desde o dia 8, os servidores municipais de Planaltina de Goiás conquistaram uma grande vitória. A Câmara de Vereadores, pressionada por eles, aprovou pedido de investigação e já instalou Comissão Processante para apurar denúncias contra o prefeito da cidade, Eles Reis.
O presidente do Sindiplag – sindicato que representa os municipais -, Jurandir Rodrigues Rocha, disse que a categoria é composta por cerca de três mil servidores. “A adesão à greve já supera os 80% e nossa intenção é chegar ao impeachment do prefeito”.
Os municipais realizaram uma carreata na segunda-feira (12), seguindo para a Câmara, onde lotaram as galerias para pressionar e acompanhar a instalação da Comissão Processante, dando apoio aos três vereadores que integrarão essa comissão.
A categoria realiza nova assembleia nesta quinta-feira (15), às 8h, na sede do Sindiplag.
Em nota, o Sindicato listou as denúncias relativas a Eles Reis:
“1 – Prefeito não paga incentivo funcional, direito garantido por lei federal, e que nada tem a ver com Plano de Carreira.
2- Prefeito exonera comissionados da “era Zé Neto” e logo em seguida nomeia boa parte novamente.
3- Prefeito não nomeia concursados do último concurso, inclusive concursados dentro do número de vagas e mantém contratos no lugar.
4- Prefeito visivelmente abarrota a prefeitura com a parentada e amigos, isso pra quem quiser ver.
5- Prefeito não garante o bem-estar nem segurança do servidor. Falta água nos postos de saúde, os postos não são capinados. Por vezes, falta papel higiênico, assaltos já aconteceram (ficam por isso mesmo).
6- Prefeito pede prazo para elaborar um cronograma de como deverá ser feito o pagamento das vantagens adquiridas em Plano de Carreira e enquanto isso entra na justiça alegando inconstitucionalidade do mesmo.
7- O servidor sofre para chegar ao trabalho. Não há transporte público na cidade, as cidade é cheia buraco, os ônibus quebram todos os dias. E o mesmo prefeito que tem esse descaso total com os transportes e com a forma como o servidor vai chegar ao serviço, o mesmo contrata alguns funcionários pra ficar vigiando folha de ponto do servidor. É cada uma viu. Pra poder cobrar tanta pontualidade e assiduidade, que dê ao servidor condições de chegar.
8- Prefeito usa Facebook pra pedir para o servidor não ir à Assembleia. Faça-me o favor, por que tanto medo desse cara a cara?
9- Prefeito usa o seguinte argumento: “Os salários não estão mais atrasando”. Não faz mais do que sua obrigação, caro Prefeito. Esse tipo de argumento chega a ser ofensivo.”
A CUT Brasília está acompanhando de perto a questão, manifestando apoio da Central à luta e às reivindicações dos servidores e do Sindiplag.