Servidores da saúde e da administração de Planaltina (GO) aceitam proposta da Prefeitura

Os servidores públicos de Planaltina de Goiás, que prestam serviço nas áreas de saúde e de administração pública, aceitaram proposta da prefeitura sobre Plano de Cargos, Carreira e Salários-PCCS e gratificação de titularidade. Os trabalhadores tentavam um acordo com o governo do município desde setembro do ano passado e, devido à inflexibilidade do governo em atender as reivindicações da categoria, os trabalhadores deflagraram greve no dia 2 de março. Permaneceram com as atividades paradas por 21 dias. O acordo foi feito nessa segunda-feira (30).
De acordo com o Sindiplag-GO (Sindicato que representa a categoria), o PCCS da progressão vertical, que é determinada por tempo de serviço e que deve seguir critérios condicionados à avaliação pelo órgão ou empresa, será pago em duas parcelas. Os trabalhadores que solicitaram a progressão em 2013 serão pagos até julho de 2016. Já os que pediram em 2014, receberão a primeira parcela em julho de 2016 e a última em 2017.
Os 30% de Gratificação de Titularidade serão quitados da mesma forma, com pagamentos a partir de julho de 2016, com parcelas graduais até 2018.
Os valores serão incorporados ao salário dos servidores a partir as datas previstas. Caso não haja o pagamento no período acordado, poderá haver intervenção da Justiça, segundo o Acordo Coletivo.
Os professores não aceitaram a proposta da prefeitura de pagamento parcelado, e permanecem em negociação pelo pagamento do Piso Nacional Salarial para o magistério.