Senado dos EUA aprova resolução de apoio às eleições brasileiras

O mundo está de olho nas eleições brasileiras. Vários países tanto do ocidente como do oriente têm manifestado preocupação com as ameaças de golpe de Estado. Nessa quinta-feira (28), o Senado dos Estados Unidos aprovou, por unanimidade, uma resolução em favor do respeito à democracia no Brasil. O texto foi aceito por consenso pelos parlamentares e defende o reconhecimento imediato, pelo governo de Joe Biden, do resultado das eleições brasileiras a ocorrerem neste domingo, 2 de outubro.

 

A resolução também determina que Biden deverá rever a relação entre os dois países em caso de golpe de Estado. No seu discurso de defesa do documento, Sanders também repudiou os casos de violência política que têm ocorrido no País.

 

Nas redes sociais, o senador estadunidense defendeu as eleições brasileiras. “Ontem [28/9], o Senado dos Estados Unidos aprovou por unanimidade nossa resolução apoiando eleições livres e justas no Brasil. Estamos enviando uma mensagem clara e bipartidária de que estamos do lado do povo do Brasil e do lado da democracia”, escreveu.

 

 

“Ao falar sobre o documento, o senador Bernie Sanders citou o risco de golpe militar no Brasil. “Bolsonaro pode tentar destruir a democracia brasileira”, afirmou.

 

O documento foi uma iniciativa de Bernie Sanders, que afirmou que “Bolsonaro pode tentar destruir a democracia brasileira”. O senador diz que o chefe do Executivo fez várias “declarações muito provocativas” e sugeriu que pode não aceitar o resultado das urnas.

 

Sanders ainda lembrou de declarações do presidente Jair Bolsonaro (PL) e ameaças de golpe, além de um estudo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) sobre o aumento da violência política no País e do manifesto pela democracia.

 

“Seria inaceitável que os Estados Unidos reconheçam um governo que tome o poder de forma antidemocrática e mandaria uma mensagem horrível para o mundo todo”, prosseguiu. Não são apenas os políticos norte-americanos que estão de olho nas eleições brasileiras. O mundo inteiro está presente nesse processo.

 

Nas redes digitais, políticos, empresas de jornalismo e cidadãos(ãs) repercutiram a notícia. Entre os dois candidatos à Presidência da República com maior número de votos segundo as pesquisas eleitorais dos vários institutos, apenas Lula repercutiu a deliberação do Congresso estadunidense nas redes.

 

“A voz do eleitor brasileiro será ouvida e tem que ser respeitada. Mensagem do senador americano @SenSanders  sobre as eleições no Brasil. #equipeLula”.

 

 

Em defesa da democracia

Assim como o mundo está de olho nas eleições, o Sinpro vê com preocupação o momento atual do País. É inaceitável que, após anos de luta contra ditaduras e em defesa de um país soberano, democrático e independente, a população se sentir recuada no processo eleitoral democrático por causa da violência política que tem se repetido cotidianamente nas redes sociais, nas ruas e nos locais de encontros sociais.

 

Além das ameaças de golpe de Estado do próprio Presidente da República, que se nega a reconhecer os resultados das eleições deste ano, várias pessoas foram assassinadas por defenderem o candidato que lidera as pesquisas eleitorais. Trata-se de uma prática abominável, inaceitável e autoritária contra quem declara de forma aberta suas opções políticas. A perseguição política é típica de quem defende regimes autoritários e ideias neonazistas.

 

Durante todo o período que antecedeu este processo eleitoral, e até muito antes disso, o Sinpro se posicionou contra todo tipo de ditadura, de autoritarismo, de desrespeito político e, além de denunciar práticas neofascistas, como, por exemplo, a Lei da Mordaça, também publicou diversos materiais para levar à categoria o máximo de informações sobre esta eleição, sobre as pessoas envolvidas e as propostas apresentadas, sobretudo, para trazer à educação a responsabilidade do voto consciente, afinal, somos formadores(as) de opinião.

 

Por isso que, no domingo, 2 de outubro, possamos exercer a nossa cidadania por meio do processo democrático eleitoral e do voto consciente em quem defende a educação e que esse voto seja respeitado e a vontade popular seja reconhecida pelo grupo perdedor. Clique no link do Quadro Negro com informações sobre as eleições deste ano: https://bit.ly/3CfrU4C

MATÉRIA EM LIBRAS