Seminário Educação para a Diversidade em Tempos de Resistência acontece dias 27 e 28/09. Inscreva-se!

O Seminário Educação para a diversidade em tempos de resistência acontece dias 27 e 28 de setembro no auditório Paulo Freire, na sede do sindicato no SIG. Com este tema, o evento se propõe a discutir as questões referentes à inclusão de trabalhadoras, trabalhadores e estudantes LGBTQIAPN+ na sala de aula e na comunidade escolar. Veja a programação no final da matéria.

O seminário abordará temas importantes como direitos humanos no currículo em movimento e educação para a diversidade. O objetivo do evento é aprofundar os debates relativos a atuação e os desafios das e dos profissionais do magistério público que fazem parte dessa população e refletir estratégias de luta para garantia de um ambiente escolar capaz de promover o respeito às diversidades.

E uma novidade: será lançada nessa ocasião a carteirinha LGBTQIAPN+ do Sinpro, personalizadas com as cores do Orgulho LGBTQIAPN+. A carteirinha será disponibilizada aos educadores e educadoras sindicalizados(as) que a solicitarem no ato da inscrição para o seminário.

As inscrições estão abertas até dia 26 de setembro. Para se inscrever, clique no botão abaixo.

Faça sua inscrição

“Discutir as pautas LGBTQIA+ de forma orgânica é tarefa do movimento sindical. Percorremos um longo caminho, com importantes avanços, mas há muitos entraves aos(às) trabalhadores(as) no ambiente escolar, como a exclusão e o assédio moral, impedindo-os de atuar. O desafio é intensificar a nossa presença com formação e educação para a diversidade nas escolas”, afirma Ana Cristina Machado, diretora da Secretaria de Raça e Sexualidade do Sinpro. “Precisamos olhar, acolher e defender os educadores e educadoras LGBTQIAPN+ para que se sintam representados. Para além da luta por melhores salários e por carreira, é fundamental que possamos garantir condições dignas de trabalho e inclusão”, completa ela.

 

Participe!

O seminário é uma realização da Secretaria de Raça e Sexualidade e do Coletivo LGBTQIAPN+ do Sinpro. Será um espaço de formação e reflexão para apontar caminhos na construção de uma outra escola possível, com educação para a diversidade e inclusão de estudantes e trabalhadoras/es LGBTQIAPN+.

As escolas têm a obrigação de coibir discriminações e assédios por gênero, identidade de gênero e orientação sexual, e outras formas de ataque aos direitos das pessoas LGBTQIAPN+.

Sua participação é de grande importância- professoras(es) e orientadoras(es) educacionais – para a construção coletiva e para assegurar direitos para trabalhadoras/es LGBTQIAPN+ que atuam nas escolas públicas do DF.

 

 

MATÉRIAS EM LIBRAS