É hoje! Seminário “Desafios da Educação de Jovens e Adultos” acontece no Sinpro nesta quarta (28)

É hoje! Nesta quarta-feira, 28 de agosto, às 19h, a Secretaria de Políticas Educacionais do Sinpro realiza o seminário “Desafios da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Distrito Federal”, na sede do sindicato no SIG. O evento é dirigido a professores(as) e orientadores(as) educacionais da rede pública do DF que têm interesse no tema; e será transmitido ao vivo. Haverá certificação.

Acompanhe a transmissão ao vivo

Na mesa de abertura, representantes da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), do Fórum Distrital de Educação (FDE) e o deputado distrital Gabriel Magno.

O evento contará com a participação do diretor do Sinpro e Coordenador do Fórum Distrital de Educação (FDE), professor Júlio Barros, e da professora doutora Dorisdei Valente Rodrigues, da coordenação do Grupo de Trabalho Pró-Alfabetização do Distrito Federal – Fórum de Educação de Jovens e Adultos (GTPA-Fórum EJA), que também é integrante do Fórum Distrital de Educação.

É importante a participação de todos e todas que estão atuando na modalidade, para que tragam seu testemunho do processo de desmonte que a Educação de Jovens e Adultos vem sofrendo durante o governo Ibaneis, para que tenhamos uma discussão propositiva a respeito dos desafios da EJA no DF.

Inscreva-se aqui

Desmonte deliberado

No início deste segundo semestre letivo, em vez de publicizar em todos os veículos de comunicação do Distrito Federal que a EJA tem inscrições abertas permanentemente durante o ano, conforme determina a lei, a Secretaria de Estado de Educação (SEE-DF) divulgou apenas no site o prazo de até 7 de julho para inscrição na modalidade EJA. A propaganda do governo deu a entender que as matrículas para a EJA estão disponíveis apenas para esse período que está no site – ainda que a lei determine que a matrícula nessa modalidade é permanente e a qualquer tempo.

O GDF continua com a política de redução de turmas e mantém a mesma prática do ano passado de enviar ofícios para as Coordenações Regionais de Ensino (CRE) ordenando a redução de turmas em todas as modalidades da EJA. Levantamento da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), de 2023, indica que o governo Ibaneis-Celina Leão cortou 96% do orçamento da EJA.

“É um quadro de terra arrasada, e ele não ocorre numa cidade qualquer, mas na Capital do país. A lógica neoliberal de tratar a educação como “gasto” traz efeitos nefastos para todo o país”, aponta o diretor da secretaria de Políticas Educacionais do Sinpro Cláudio Antunes.

Essa configuração de desmonte da EJA será debatida no seminário do dia 28 de agosto. Inscreva-se e participe!

Inscreva-se aqui

 

 

* Publicado originalmente em 5 de agosto.

MATÉRIAS EM LIBRAS