Seminário da CUT Brasília pauta autossustentação financeira das entidades sindicais

Com a aprovação da reforma trabalhista, de forma autoritária e arbitrária pelo governo ilegítimo de Michel Temer, não só os trabalhadores, mas também suas entidades representativas tiveram impactos negativos graves. Um dos pontos mais preocupantes é a autossustentação financeira dessas entidades diante do cenário imposto. O tema será discutido em seminário da CUT Brasília, no próximo dia 11 (segunda-feira), das 9h às 13h, no Sinpro-DF.
“A CUT sempre defendeu a substituição do imposto sindical por uma outra forma de autossustentação dos sindicatos. Do jeito que foi feito, por ordem do governo golpista, as chances de sindicatos, confederações, federações e até centrais sindicais não terem como atuar, por estarem com o orçamento totalmente defasado, são reais e iminentes. E, dessa forma, a luta em defesa da classe trabalhadora estará enfraquecida”, explica o secretário de Administração e Finanças da CUT Brasília, Julimar Roberto.
No Seminário realizado pela CUT Brasília, será apresentada e debatida resolução aprovada no último congresso extraordinário da CUT Nacional, que apresenta proposta de autossustentação das entidades sindicais. “O que nós defendemos é que seja implantada, no lugar do imposto sindical compulsório, uma taxa negocial, aprovada em assembleia, onde os próprios trabalhadores definiriam o percentual de desconto e a forma como isso seria feito”, diz Julimar Roberto.
Participação
O Seminário de Finanças da CUT Brasília – Autossustentação Financeira das Entidades Sindicais CUTista é direcionado aos dirigentes sindicais das entidades filiadas. Cada sindicato poderá inscrever até três participantes. As inscrições deverão ser feitas até o dia 8 de junho, sexta-feira, às 12h, pelo telefone 99944-2853.