Semana Universitária UnB reúne educadores e estudantes por uma educação emancipatória

Em homenagem aos 101 anos de Paulo Freire, a Unidade de Ensino e Pesquisa da Faculdade UnB Planaltina (UEP-FUP) realizou a Cátedra Vivenciar Paulo Freire e demais práxis emancipatórias. O encontro fez parte da Semana Universitária UnB 2022 e reuniu educadores(as), pesquisadores(as), estudantes, militantes dos movimentos populares e sociais que referenciam sua práxis e demonstram interesse em conhecer, praticar e difundir o pensamento freireano

Dentre as propostas construídas durante o encontro estão o de mapear as práticas existentes na universidade, organizações e movimentos sociais e populares, seja em forma de propostas de intervenção ou que tenham Paulo Freire como objeto de estudo ou referencial; organizar um encontro amplo (virtual) no primeiro semestre (2022) para compartilhar experiências de inspiração freireana; promover estudos de aprofundamento da obra de Paulo Freire; e articular a organicidade interna da Cátedra, integrando eixos de trabalho/estudo e que organizem as áreas/temas.

Segundo a professora da Licenciatura da Educação do Campo da Faculdade UnB Planaltina, Maria Osanette de Medeiros, o coletivo Cátedra vem construindo um plano de trabalho que visa promover o diálogo entre ensino, pesquisa e extensão de forma integrada, integradora, aberta e participativa, para que se possa manter sua proposta de ser uma Cátedra de base popular. “Considerando a atual conjuntura, faz-se mais do que necessário que as iniciativas emancipatórias e que se identificam, caminhem juntas na mesma direção no sentido de articular projetos, ações e pautas, construindo um diálogo permanente, tendo as práxis emancipatórias como espaços coletivos e de construção de outros modos de fazer educação e de vivenciar esses processos em diferentes espaços da vida social”, analisa.

Para o diretor do Sinpro Raimundo Kamir, a Cátedra é um importante espaço de construção, principalmente pela forma como está sendo construída em Brasília. “São mãos de várias práticas de movimentos sociais freireanos. A Cátedra nasceu desta construção e esta é uma característica importantíssima em Brasília”, salienta.

Clique aqui e confira o caderno do Encontro.

MATÉRIA EM LIBRAS