Semana Pedagógica do Sinpro inova com uma temática plural e ligada à educação inclusiva

O Sinpro-DF realizou entre os dias 07, 08, 09, 15 e 16 de fevereiro, de forma híbrida, a Semana Pedagógica do Sinpro, trazendo temas atuais e necessários para os(as) professores(as) e orientadores(as) educacionais, proferidos por importantes nomes da educação brasileira. Dentre os temas estavam Área da didática; Educação; Direito dos(as) trabalhadores(as); Educação inclusiva, que tratou da questão do Transtorno do Espectro Autista (TEA); além de Diversidade sexual e de gênero.

Durante os cinco dias de atividades, mais de 6 mil educadores(as) participaram da Semana por meio das redes sociais do sindicato e por transmissões ao vivo, mostrando alto grau de interesse da categoria em aprimorar seus conhecimentos em busca de uma educação pública de qualidade. “A Semana Pedagógica cumpriu seu papel debatendo temas importantes para a educação pública e para a realidade do dia a dia de trabalho dos(as) professores(as) e orientadores(as) educacionais”, enfatiza o diretor do Sinpro Cláudio Antunes, informando que o sindicato disponibilizará o material para ser utilizado durante a Coordenação Pedagógica de 2024, assim como materiais de semanas pedagógicas de anos anteriores, para serem utilizados pelas escolas.

A diretora do Sinpro Berenice Darc ressaltou o cuidado do sindicato em fazer uma atividade trazendo pessoas para falar sobre temas dos mais diversos, desde o ciclo de educação básica até avaliação, e que foram diálogos de duas a três horas com participação virtual e presencial. “Foi uma das maiores semanas pedagógicas em termos de participação que nós tivemos, com muitos elogios por causa da diversidade temática e da relação com a sala de aula. Tivemos o relato de escolas inteiras fechadas para participar, mostrando que o Sinpro acerta quando faz a atividade neste formato híbrido. Este é um espaço de formação, de estudo e de comprometimento com os temas pelos quais a categoria se interessa”, enfatiza.

Além da importância em promover um espaço para que a categoria possa dialogar com temas de relevância, a Semana Pedagógica inovou este ano, com a abordagem de temas da inclusão e da educação especial. O diretor do Sinpro Carlos Maciel salienta que as temáticas abordaram pontos de interesse da categoria, que é plural, “além de pontos que os professores e orientadores educacionais abordam diariamente nas escolas, introduzimos a educação inclusiva e o Transtorno do Espectro Autista (TEA). O Sinpro vai continuar aperfeiçoando esta programação tão importante e nossa expectativa é que a categoria possa participar cada vez mais”, finaliza.

 

Confira abaixo a programação completa:

MATÉRIA EM LIBRAS