Semana de Promoção da Educação Inclusiva – 06 a 10/03

Para que a educação seja efetivamente um direito de todos e todas, conforme assegura a Constituição Federal, são necessárias políticas públicas que garantam o acesso e a permanência dos estudantes nas escolas. Quando falamos de pessoas com deficiência, é preciso estar ainda mais atento

A Semana de Promoção da Educação Inclusiva existe desde 2016, com o objetivo de defender os direitos dos estudantes com deficiência, assegurar a consolidação da educação inclusiva, combater a discriminação e a intolerância e promover o respeito à diversidade.

É necessário questionar atitudes discriminatórias que são reproduzidas cotidianamente de modo a excluir e constranger pessoas com deficiência, e a educação é uma arma poderosíssima para isso. A escola deve ser um espaço de construção de cidadania e de igualdade.

Segundo o diretor do Sinpro Carlos Maciel, membro do Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Distrito Federal (Coddede), barreiras precisam ser retiradas para que as pessoas com deficiência possam usufruir dos seus direitos. “A escola precisa oferecer um ambiente acessível tanto do ponto de vista arquitetônico e tecnológico, quanto do ponto de vista atitudinal, visando a incluir e a formar cidadãos com empatia e respeito à diversidade”, afirma Carlos.

Carlos Maciel também lembra que a educação inclusiva precisa ser discutida e implementada em todos os níveis da aprendizagem, tanto na educação básica, no ensino superior e técnico, quanto na educação informal. “Hoje, a educação inclusiva está mais adiantada na educação básica. Muitas vezes não há a porta de entrada para pessoas com deficiência no ensino superior; e o ensino tecnológico precisa promover e ampliar as adaptações necessárias para esses estudantes. É preciso derrubar barreiras em todas as esferas”, aponta ele.

Carlos destaca que para se garantirem as políticas públicas de inclusão, é necessário investimento dos governos. “Para adaptar um espaço, para garantir acessibilidade, condições para as pessoas com deficiência, formação de profissionais para atenderem adequadamente, para tudo isso são necessários recursos, então o governo precisa investir nesse segmento da população”, diz.

O Sinpro tratará da Semana de Promoção da Educação Inclusiva ao longo de toda a semana em suas redes sociais, por meio de textos e cards produzidos com base no trabalho das professoras da Sala de Recursos do CED 104 do Recanto das Emas Adriana Budal e Ana Paula Tauber, a quem agradecemos com carinho!

MATÉRIA EM LIBRAS