Sem proposta do GDF e da empresa, metroviários seguem em greve

Representantes dos metroviários se reuniram com o GDF e o Metrô-DF em audiência no Tribunal Regional do Trabalho (TRT-10) na tarde desta quarta (4), mas não receberam nenhuma proposta da empresa e do governo para as reivindicações da categoria que está em greve há quatro dias.  Diante do que considerara má vontade de estabelecer diálogo e ouvir as demandas da categoria e desrespeito com os metroviários de Brasília, a categoria decidiu manter o movimento paredista por tempo indeterminado.
Os metroviários iniciaram greve porque o GDF deu calote no reajuste salarial (8,9%) estabelecido em Acordo Coletivo firmado neste ano, o Metrô não aumenta as contratações, mantendo as centenas de aprovados em concurso em prolongada espera e as atuais condições precárias e de sobrecarga de trabalho, e continua com um crescente contingente de comissionados (contratados sem concurso).
O sindicato informa que está cumprindo a exigência legal de dispor empregados necessários para a operação de 30% do sistema. O Metrô , porém, por conta própria mantém o sistema fechado a maior parte do dia, oferecendo transporte apenas nos horários de pico, como forma de criar transtornos e revolta popular e pressionar a justiça contra os trabalhadores em greve.