Segundo dia da reunião do Coletivo de Comunicação da CNTE promove troca de experiências

2023 04 04 capa renato braga
Foto: Renato Braga

Realizado na manhã desta terça-feira (4), em Brasília, o segundo dia de reunião do Coletivo de Comunicação da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) foi marcado pelas apresentações das experiências dos sindicatos filiados.

Os seguintes sindicatos apresentaram estratégias de comunicação para a mobilização da categoria: Sinpro/DF, Cpers, App/Sindicato, Sindiupes, Sinteal, Sintese, Sindiute, Sinproja, Sinte-PI, Sintep/PB, Sintepe/PE, Sintep/MT, Sinte/RN e Sintero. Ao longo das apresentações foram apontados o crescimento do investimento em comunicação e da presença nas redes sociais digitais.

O presidente da CNTE, Heleno Araújo, afirma que investir nessa área é um tema que ainda traz muitos desafios. “Às vezes o financiamento dessa prioridade não acontece e nos perdemos. Todos esses anos de golpe desde 2016 passando pelos ataques do Bolsonaro nos remete a dois desafios muito grandes: um é a questão da comunicação, como vamos cuidar desse processo, e outro é a formação política”, enumera.

 

Na avaliação de Heleno Araújo, é preciso um trabalho articulado em que a comunicação possa contribuir na formação política. “A gente tem muita dificuldade de integrar. No dia a dia a gente sente essa dificuldade”, pontua.

A secretária geral da CNTE, Fátima Silva, destacou a necessidade de ampliar o número de associados. “Sindicatos internacionais estão filiando até estudantes. Esse ponto a gente precisa discutir e a comunicação tem esse papel de acolher os novos trabalhadores, e manter os antigos. A uberização chegou no setor público e a gente precisa saber lidar”, reflete.

Agenda de lutas

– 24 a 28 de abril – Semana Nacional em Defesa e Promoção da Educação Pública
– 24 de abril – Entrega das assinaturas dos/as parlamentares pela revogação do novo ensino médio
– 26 de abril – Greve Nacional dos/as trabalhadores/as em educação
– 5 de outubro – Dia da Marcha da Educação em Brasília

> Acesse as fotos no Facebook da CNTE

Fonte: CNTE