SEEDF responde furo em nomeação e explica que convocação será única em junho
A expectativa era grande nesta quarta-feira (29/5) para a nomeação de 1.600 professores(as) e 40 orientadores(as) educacionais aprovados(as) no último concurso do magistério. Entretanto, sem qualquer explicação prévia, o GDF não efetivou o provimento.
A indignação, demonstrada pela categoria há tempos, ficou ainda mais evidente diante de nova demonstração de que o governo Ibaneis Rocha/Celina Leão não faz qualquer questão de dar aos (às) professores(as) e orientadores(as) educacionais o básico: respeito.
Diante da repercussão negativa, a SEEDF chamou a Comissão de Negociação do Sinpro para reunião na tarde desta quarta. No encontro, realizado com a secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, foi informado que todos(as) os(as) professores(as) e orientadores(as) educacionais aprovados(as) no último concurso serão nomeados(as) de uma só vez na primeira quinzena de junho.
No anúncio anterior, seriam nomeados(as) 1.600 professores(as) e 40 orientadores(as) educacionais nesta quarta (29). O restante das nomeações seria feita em agosto.
No entanto, foi publicada no Diário Oficial do Distrito Federal desta quarta-feira (29/5) sanção da legislação que altera a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), concedendo acréscimo de despesas de pessoal. No documento, é apresentado previsão de nomeação de 3.104 professores(as) da Educação Básica 40 horas e 80 orientadores(as) educacionais.
Para o Sinpro, é positiva a nomeação total dos(as) aprovados(as) em convocação única, proposição essa defendida pela Comissão de Negociação desde a instalação da Mesa Permanente de Negociação – resultado da Greve da Educação de 2023.
Seguiremos firmes na luta pela nomeação de todos os aprovados e de todas as aprovadas no último concurso público do magistério.
Outros encaminhamentos
A pauta de reivindicações atualizada da categoria do magistério, já apresentada em reunião da Mesa Permanente de Negociação, foi entregue à secretária de Educação do DF, Hélvia Paranaguá, na reunião desta quarta-feira (29/5).
No encontro, foi informado que, até o dia 5 de junho, será realizado o pagamento de mais um lote dos exercícios findos para servidores(as) da carreira magistério público que tiverem direito aos valores devidos, sejam efetivos(as) ou em regime de contratação temporária. Um terceiro lote será pago ainda no mês de junho.
MATÉRIAS EM LIBRAS