SEEDF reafirma Circular nº 5 e diz que não vai fechar turmas da EJA

Em reunião realizada, na tarde desta segunda-feira (1º/2), o secretário de Estado de Educação do Distrito Federal, Leandro Cruz, e subsecretários, informaram à comissão de negociação do Sinpro-DF que o governo não irá fechar turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Esse foi um dos temas apresentados pela comissão de negociação no sentido de obter a confirmação da Secretaria de Estado da Educação (SEEDF) do compromisso assumido, anteriormente, materializado na Circular nº 5, de 18 de janeiro de 2021.

 

O SEEDF levou em consideração os argumentos do Sinpro-DF sobre as dificuldades históricas que os segmentos do noturno têm sofrido há anos e que se aprofundaram, em 2020, com a pandemia do novo coronavírus e a baixa procura por novas matrículas para 2021. Ele confirmou os argumentos e orientações contidos na circular e reafirmou que a SEEDF reconhece a função social da EJA e assegura o compromisso com a comunidade escolar de garantir a continuidade da oferta da modalidade na rede pública de ensino.

 

A comissão de negociação do Sinpro-DF lembrou que a circular é resultado das discussões sobre as particulares inerentes à EJA e observou que são características existentes no ensino regular noturno em geral. Durante a reunião, a comissão cobrou uma ação e uma atenção pedagógicas especiais para o EJA. Para isso, foi definido que, nos próximos dias, será pautado o início do debate entre sindicato e a Diretoria de EJA secretaria para se pensar uma proposta que assegure a permanência do estudante na escola.

 

O Sinpro-DF tem cobrado do Governo do Distrito Federal (GDF), desde muito antes da pandemia do novo coronavírus, uma política consistente de combate à evasão escolar. Além da dificuldade pedagógica, há empecilhos que “estimulam” o abandono pelo estudante, como, por exemplo, a violência social nas ruas e o desemprego, que também impactam em todo o ensino noturno.

 
 
Confira, a seguir, a Circular nº 5/2021:
 

 

 

 

 

MATÉRIA EM LIBRAS