SEE-DF: Eleição para gestor em março de 2023; atuais mandatos prorrogados

Em reunião ocorrida na tarde desta segunda-feira (10/10) entre a Comissão de Negociação do Sinpro e a Secretaria de Educação do DF, foi informado à Comissão do sindicato pela secretária Hélvia Paranaguá e pelo secretário adjunto Isaías Aparecido que as eleições para gestores das escolas ocorrerão em março de 2023.

Para tanto, a SEE-DF deve encaminhar à Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) um projeto de lei até a próxima segunda-feira (17/10). O texto do PL não foi apresentado aos dirigentes do sindicato mas, segundo os executivos da SEE-DF, seu conteúdo prevê, basicamente, que:

– As eleições para gestores das escolas serão realizadas em março de 2023, e

– Os atuais mandatos dos gestores estarão automaticamente prorrogados até as próximas eleições.

A reunião desta tarde foi a primeira entre a comissão de negociação do Sinpro e a SEE-DF desde a reeleição de Ibaneis Rocha para mais quatro anos à frente do Buriti.

“Essa reunião foi fruto de nossa insistência com a SEE-DF, pois para nós a gestão democrática é extremamente importante, acreditamos inclusive que ela deve ser aprofundada”, afirma Cleber Soares, um dos diretores do Sinpro à frente da comissão de negociação.

A comissão de negociação do sindicato acredita que pode haver outras decisões nesse PL, mas tais conteúdos não foram relatados ao sindicato. “A questão agora é saber se essas outras decisões contribuirão para aprofundar a democracia nas escolas ou terão como princípio favorecer uma lógica de meritocracia e distanciamento ou fragilização da gestão democrática. Estaremos atentos a esse teor.  A assessoria legislativa do sindicato está informada da iminência desse PL, e assim que este chegar à CLDF o sindicato será informado de seu texto”, complementa Cleber.