Secretaria de Educação ignora Gestão Democrática e pune direção do CEM 01 de Sobradinho

O Centro de Ensino Médio 01 de Sobradinho (Ginásio) tem uma trajetória de orgulho para toda comunidade escolar e hoje é referencial quando se refere a qualidade da educação pública no Distrito Federal. Tudo isto é fruto de um trabalho coletivo realizado pelo corpo docente, do Projeto Político-pedagógico construído coletivamente por sua direção e da avaliação formativa inserida no PPP, que já colhe bons resultados pedagógicos. Em 2015 o CEM 01 foi a escola da rede pública de ensino que mais aprovou no PAS/UnB (69 estudantes). Apesar das conquistas e de todo avanço pedagógico obtido pelos estudantes do Centro de Ensino Médio, é extremamente contraditória a decisão tomada pela Secretaria de Educação do DF no início do mês.
Por meio de um Processo Administrativo, a SEE puniu o diretor e a vice-diretora do CEM 01 com 30 dias de suspensão e o corte dos salários durante o período. Segundo a secretaria, os professores foram punidos por suspeitas de irregularidades administrativas e pedagógicas. As suspeitas passam desde a instalação de um alambrado, consenso entre gestores e o corpo docente da escola para garantir a segurança de servidores os estudantes, até o processo de avaliação formativa contida no PPP da escola, que segundo a SEE estaria em desacordo com o Regimento Interno da pasta. A direção afirma que todas as ações questionadas pela SEE foram construídas ou acordadas coletivamente com o corpo docente.
O Sinpro questiona a punição dada pela Secretaria de Educação por entender que a mesma ameaça a autonomia da escola na construção do seu Projeto Político-pedagógico e desrespeita a Lei da Gestão Democrática. A diretoria colegiada reconhece o trabalho realizado pelos educadores na busca por uma escola pública de qualidade e informa que o departamento jurídico do sindicato já tomou todas as medidas cabíveis para a defesa dos gestores punidos.