Sarau Literário reforça valores no Núcleo de Ensino da Unidade de Internação Feminina do Gama

Na última segunda-feira (11) o Núcleo de Ensino da Unidade de Internação Feminina do Gama foi palco de um Sarau Literário, que reuniu jovens estudantes em torno de uma atividade educativa especial. O evento teve a presença da promotora de justiça do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), Dra. Luciana Asper, e celebrou o encerramento do projeto “NaMoral”, um programa voltado para a formação de valores e desenvolvimento pessoal.

A culminância do projeto girou em torno da história da heroína Uifgênia, criada pelas estudantes, uma personagem simbólica que passou por um percurso de autodescoberta e evolução. Durante sua trajetória, a heroína encontrou quatro fadas especiais que representavam valores essenciais para seu crescimento: educação, solidariedade, empatia e determinação. Cada fada, com suas características próprias, contribuiu para o desenvolvimento da heroína, inspirando as jovens participantes a refletirem sobre a importância desses princípios em suas próprias vidas.

O ponto alto do evento foi uma apresentação de dança, na qual as alunas encenaram o encontro entre Uifgênia e as fadas, trazendo ao público uma representação visual e sensível da história. Além disso, as estudantes apresentaram o “RAP das 4 fadas”, uma criação coletiva que trouxe para o ritmo do rap à narrativa dos valores trabalhados ao longo do projeto.

A promotora Luciana Asper parabenizou a iniciativa e reforçou a importância de atividades educativas como essa para a construção de uma perspectiva de vida positiva para as jovens. “Esse é um espaço de ressignificação e oportunidades. Com projetos como o ‘NaMoral’, elas estão sendo incentivadas a cultivar habilidades e valores que podem fazer a diferença em suas vidas e na sociedade”, destacou a promotora.

O sarau literário evidenciou o potencial da arte e da educação como ferramentas para transformação e proporcionou às estudantes uma experiência de protagonismo e reflexão sobre seu próprio caminho, incentivando-as a traçar uma jornada com mais empatia, solidariedade e determinação.

Para a supervisora pedagógica do Núcleo de Ensino da Unidade de Internação Feminina do Gama, Fabiana Angélica Costa, investir em projetos como o NaMoral, que focam no resgate de valores, princípios, ética e honestidade, ajudam estudantes a refletir sobre mudanças de comportamento, desde pequenos hábitos até grandes decisões, e isso é fundamental para construir uma sociedade mais íntegra, justa, ciente de seus direitos e deveres e mais responsável. “Para nós do Núcleo de Ensino da Unidade de Internação Feminina do Gama, foi uma experiência muito gratificante ver o envolvimento das estudantes nas missões e o resultado do esforço da engajada equipe pedagógica se transformando em grandes reflexões e lindos trabalhos”.

Clique aqui e confira o álbum do Facebook.