Sala de Situação da UnB recomenda uso de máscara, distanciamento e higienização

O fim de 2021 chegou e, com ele, as festas de confraternização. A diretoria colegiada do Sinpro-DF lembra que a pandemia do novo coronavírus não acabou e novas variantes surgem em todo o mundo. Lembra também que, apesar da redução do número de casos, as Unidades de Terapia Intensiva (UTI) do Distrito Federal continuam lotadas.

 

É mais do que importante manter todos os cuidados com uso de máscara de boa qualidade, higienização das mãos e respiratória, manutenção dos ambientes ventilados e do distanciamento. A Sala de Situação de Saúde, da Universidade de Brasília (UnB), que monitora a pandemia da covid-19 no Distrito Federal, tem emitido informes sobre a situação da covid-19 no DF.

 

Marcela Santos, epidemiologista e coordenadora técnica da Sala, disse, em entrevista ao Sinpro-DF que, “embora o quadro da capital do País apresente uma redução de mortes e de diminuição dos casos de covid-19, temos observado um aumento na taxa de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), que considera não só os leitos dedicados à covid, mas também diversos outros agravos de outras doenças”.

 

Na semana passada, segundo o monitoramento da Sala de Saúde feito com base nos números da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) , o cálculo de incidência era de dois casos para cada 100 mil habitantes nos últimos 7 dias.

 

“Pelos dados que dispomos hoje esse é o quadro do DF. É claro que a disponibilidade e transparência dos dados não é a ideal ainda no Brasil e no DF, mas, é com base nesses dados aos quais temos algum acesso com alguma frequência que temos analisado e observado a situação do DF. Por isso, é importante mantermos as medidas de prevenção e controle, como o uso de máscaras de boa qualidade”, denuncia.

 

Diante dessa situação nebulosa, Marcela recomenda o uso ininterrupto de máscara N95 em ambientes com pessoas. “Na indisponibilidade dessas, use máscaras cirúrgicas ou máscaras de pano de três camadas em locais em que se tenha contato com outras pessoas, em ambientes fechados, principalmente agora, no fim do ano, quando as pessoas procuram shoppings centers para compras, realizam confraternizações. O uso de máscaras é indicado, bem como o asseio das mãos e a higiene respiratória e, sobretudo, o distanciamento social”.

 

Portanto, continue usando máscaras até que seja realmente seguro andar nas ruas sem esse acessório. A máscara é a primeira proteção contra as gotículas de saliva que as pessoas expelem ao falar – é nessas gotas que o vírus da covid-19 e suas variantes se propaga. O uso de máscaras é cuidado consigo mesmo e com o próximo.

 

 

Use máscara. Mantenha o distanciamento. Respeite a vida. Usar a máscara é um gesto de empatia, carinho, amor e preocupação para com todos a sua volta. Não acredite nos governos que liberam a obrigatoriedade da máscara em locais abertos e omitem dados sanitários fundamentais para o combate o controle da pandemia.

 

 

Não caia na armadilha de governantes que não representam o povo e sim empresários que se mantêm isolados em suas mansões, e mantêm seus comércios funcionando por meio de funcionários mal pagos. Para manter o controle, faça sua parte: use a máscara!