Rollemberg anuncia nomeações e vira as costas para a Educação

Rodrigo Rollemberg (PSB) mostra que passará os quatro anos de seu governo afundando a Educação do Distrito Federal. Nesta quarta-feira (14) o governador anunciou a nomeação de 2.252 concursados de várias áreas para 2018, mas nenhuma destas convocações contemplando o magistério público.
Recentemente o GDF solicitou um aporte à Câmara Legislativa do Distrito Federal para a nomeação de novos servidores e Rollemberg não colocou na Previsão Orçamentária Adicional a contratação de professores(as) e orientadores(as) educacionais. Além disto, tem descumprido a lei: não executou a Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2018 com a nomeação de 600 professores que já estava previsto, e nem a parte da LOA que definia a nomeação de orientadores(as) educacionais.
É importante lembrar que em 2018 a previsão de contratação de servidores(as) do magistério público não foi executada, desrespeitando, novamente, a Lei Orçamentária Anual. Não bastassem todos estes descumprimentos à lei, o governo não apresenta o cronograma prometido por ele mesmo para o final de fevereiro para a nomeação de mais profissionais da Educação.
É diante disto que a educação pública do Distrito Federal corre o sério risco de perder a qualidade, tendo em vista que não há investimento do governo em recursos humanos, na melhoria e reforma de escolas e no respeito às leis e aos educadores. As nomeações de professores e orientadores que ocorreram este ano aconteceram com remanejamento de verba da LOA de 2017, inclusive nomeações que foram tornadas sem efeito do ano de 2017 foram adicionadas às 600 previstas na LOA de 2017.
Hoje a educação pública carece de, no mínimo, 2 mil professores(as) e, no mínimo, 500 orientadores(as) educacionais. O fato de não incluir servidores do magistério público na lista apresentada hoje só reforça a má vontade de Rollemberg com os educadores e com a população do Distrito Federal, e certifica que desde o início de seu mandato o governador virou as costas para a educação pública e para o futuro da capital federal.
Reunião com concursados no dia 27 de março
Diante deste cenário o Sinpro convoca os(as) professores(as) e orientadores(as) aprovados(as) nos concursos públicos de 2013, 2014 e 2016 para reunião no dia 27 de março, às 19h, na sede do sindicato (SIG Quadra 6 Lote 2260 – Setor Gráfico). A diretoria colegiada tem cobrado do Governo do Distrito Federal a nomeação dos concursados e para continuar com esta luta a participação de todos e todas é de grande importância.
A reunião foi aprovada pela categoria na última assembleia geral, realizada no dia 8 de março, e servirá como agenda de luta e mobilização para nomeação de todos os aprovados em concurso público.