Estão abertas as inscrições para as “Rodas de conversas em alfabetização popular no DF”

Estão abertas as inscrições para o evento “Rodas de conversas em alfabetização popular no DF – Socialização de experiências em alfabetização de jovens, adultos e idosos na educação popular”. A iniciativa e coordenação é do GTPA-Fórum EJA/DF, CEDEP, Genpex, MEB e Cepafre, aberta a educadores, estudantes de graduação e pós-graduação, convidados(as) e professores(as).

Interessados(as) devem fazer a inscrição no site e participar do evento nos dias 30 de abril (terça-feira), às 19h30 (de forma virtual), e no dia 4 de maio, 9h, (de forma presencial), no CESAS, na L2 Sul, Quadra 602. Clique no link a seguir e faça a sua inscrição: https://www.even3.com.br/rodas-de-conversas-em-alfabetizacao-popular-443624/

Em nota divulgada na Internet, os realizadores do evento informam que a proposta “é revelar e reunir experiências exitosas (boas práticas) em alfabetização de jovens, adultos e idosos na educação não formal, ou seja, na educação popular no DF”.

O grupo informa também que “a Educação Popular oferece por meio de organizações e entidades populares e/ou religiosas, a oferta da alfabetização de jovens, adultos e idosos para um grupo social excluído e invisibilizado nos últimos anos. Os sujeitos da EJA – Educação de jovens e adultos, não alcançam respostas da escola pública ao longo dos anos, mas ao contrário, as salas de aulas estão sendo fechadas e a pouca oferta é centralizada na cidade ou município, provocando uma falta de acesso e uma educação precarizada.

Dessa forma, a Educação popular precisa ser favorecida e apoiada, pois ela chega em locais que a educação formal não chega, além de possibilitar uma formação humana e emancipadora. Apoiada em Paulo Freire, a Educação Popular consolida a unidade da classe trabalhadora sob uma liderança política justa na luta. O que está em disputa são dois projetos de Brasil: do povo brasileiro e da elite capitalista. Estamos vivendo um momento de consolidação democrática no país e o processo de alfabetização popular de jovens, adultos e idosos poderá pautar as lutas sociais do povo brasileiro e seu processo de emancipação.

Leia mais:

Confira também a campanha em defesa da EJAIT 2024 do Sinpro-DF.

Sinpro intensifica campanha em defesa da EJAIT 2024