Eape realiza Roda de Conversa sobre "Ludicidade na SEEDF"

O Centro de Aperfeiçoamento dos Profissionais de Educação (Eape) irá realizar uma Roda de Conversa, intitulada “Ludicidade na SEEDF – palestras, oficinas e exposição de dissertações, teses, livros e vídeos”, a ser realizada nesta quarta-feira (12/9), entre 13h30 e 17h, na Biblioteca EAPE, na SGAS 907 Sul.
A Roda de Conversa terá participação especial dos servidores da Secretaria de Estado da Educação do Distrito Federal (SEEDF), mestres e doutores, que desenvolveram em suas pesquisas a temática da ludicidade. A participação é aberta a toda a categoria, porém, a inscrição deverá ser feita, antecipadamente, e confirmada, porque as vagas são limitadas.
A diretoria colegiada do Sinpro-DF convida a todas e todos para o evento: “É uma excelente oportunidade a realização deste evento tendo em vista a importância da ludicidade no contexto escolar”, afirma Berenice D’arc Jacinto, diretora de Política Educacional do Sinpro-DF.
Responderam perguntas do Sinpro-DF em entrevista, Aldecilene Cerqueira Barreto doutora em Educação Física, que pesquisou brincadeiras e educação do corpo na escola, e Juliana de Oliveira Freire, mestre em Educação Física e doutoranda em Educação, que desenvolve estudos sobre currículo e infância no DF.
Como professoras de Educação Física atuaram em diversos níveis de ensino, especialmente na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental no projeto Educação com Movimento. Além disso, integram o Grupo de Pesquisa sobre Corpo, Infância e Educação – Imagem, da Universidade de Brasília (UnB).
Sinpro-DF: Juliana, compreendemos que o aspecto lúdico é importante para formação da criança. A partir da análise dos currículos da SEDF, realizada em sua dissertação de mestrado, como você percebe este elemento nos documentos?
Juliana: A ludicidade é considerada um eixo integrador do Currículo em Movimento e está inserta nas diferentes áreas do conhecimento. Portanto, é possível perceber nos documentos analisados, a importância dada ao lúdico para a educação das crianças.
Sinpro-DF: Aldecilene, como você observa a ludicidade no cotidiano escolar das crianças?
Aldecilene: Importante destacar que o lúdico vem do latim e significa brincar. Logo, a partir dessa ideia, na contemporaneidade, apesar de haver muitas pesquisas apontando a importância das brincadeiras para o desenvolvimento infantil, percebo que os espaços e os tempos do brincar na escola estão cada vez mais reduzidos, dado as exigências da sociedade. Por exemplo, existe a cobrança às crianças para aprender a ler e a escrever para o uso competente nas práticas sociais. As brincadeiras, por sua vez, são utilizadas como secundárias no processo educacional.
Sinpro-DF: Juliana, com base neste cenário e nos documentos oficiais que regem a educação, qual o desafio dos professores que trabalham, principalmente, com crianças, e quais são as orientações que o currículo apresenta?
Juliana: O principal desafio é inserir o caráter lúdico, as brincadeiras e jogos, em sua prática pedagógica, sem, contudo, parecer uma perda de tempo. É ousar e recriar sua ação, uma vez que é por meio da ludicidade que as crianças vivenciam experiências significativas. O currículo aponta a necessidade da organização de um trabalho pedagógico que vislumbre o desenvolvimento pleno das crianças e favoreça suas múltiplas formas de expressão e linguagem como a leitura, a imaginação, a ludicidade, as práticas corporais, a dança, a arte e o desenho. Nesse sentido, destaco o Projeto Educação com Movimento: Educação Física na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental como uma experiência exitosa da SEEDF que favorece a realização das práticas corporais e potencializa a aprendizagem das crianças. O Projeto operacionaliza a atuação do professor de Educação Física em parceria com os professores de atividades.
Sinpro-DF: Aldecilene, seus estudos apontam para a perspectiva da Sociologia da Infância, que compreende as crianças como sujeitos de direito. Então, ao identificar a necessidade da inserção da ludicidade de forma mais ampla na prática pedagógica dos professores e a importância das atividades lúdicas para formação integral das crianças, o que você pensa sobre a atuação das crianças e a relação com as brincadeiras no âmbito escolar?
Aldecilene: Primeiro, destaco que as diretrizes curriculares nacionais indicam as crianças como sujeitos de direito e a partir disso esclarecer a importância de respeitar e escutar as crianças. Outro ponto fundamental é pensar o corpo como sujeito e não como objeto, pois ele reflete por meio das brincadeiras sentidos e significados inerentes às próprias crianças. Então, compreendo que o professor pode considerar as experiências das crianças para orientar suas práticas pedagógicas  e inserir as brincadeiras como elementos essenciais de sua ação.
As professoras Juliana e Aldecilene que participarão desta Roda de Conversa sobre Ludicidade reforçam o convite a todas e a todos interessados no tema.
Roda de Conversa Ludicidade na SEEDF Biblioteca EAPEInformações: 3901.6787  E-mail: eape.bilioteca21@gmail.com