Reunião da comissão de negociação com governo define retorno remoto às aulas

Na última sexta-feira, 26 de fevereiro, a comissão de negociação do Sinpro-DF se reuniu com a Secretaria de Educação do GDF para discutir o retorno às aulas. Vale lembrar que, até então, não havia acontecido nenhuma conversa oficial sobre o tema. As propostas e perspectivas do Governo foram todas apresentadas via imprensa.

Na reunião, a comissão de negociação destacou a posição contrária da categoria a um retorno presencial das aulas neste momento, haja visto que não dispomos das condições mínimas adequadas para garantir segurança à comunidade escolar. O sindicato sustentou a posição de que o ano letivo deve se iniciar em formato remoto.

A Secretaria de Educação apresentou oficialmente, em nome do governo, a proposta de retorno remoto às aulas no dia 8 de março. A reapresentação dos profissionais do magistério, dia 3, também poderá ser feita nesse formato. “O debate avançou, pois o governo foi convencido de que não há condições para voltar presencialmente e a avaliação do Sinpro está correta”, avalia o diretor do Sinpro e membro da comissão de negociação, Cleber Soares. O sindicato reivindicou também que o governo assegure os meios para que os estudantes tenham acesso de qualidade às aulas remotas.

O Sinpro apresentou a campanha Vacina Já!, e cobrou do governo empenho na elaboração de estratégia e cronograma para a vacinação da população do DF, bem como relatórios sobre o estágio atual desse processo, a fim de agilizá-lo. “Todos e todas queremos estar de volta presencialmente, e a vacinação é uma das condições fundamentais”, afirma Cleber.

Para contribuir de forma geral com o combate à Covid-19 no DF, o sindicato sugeriu a criação de um comitê de monitoramento, com integrantes do governo e da sociedade civil, para acompanhar a eficácia das medidas e a evolução da situação no DF. A Secretaria sugeriu nova reunião, antes de 8 de março, para desenvolver esse debate e discutir novas medidas que sejam necessárias para a retomada remota das aulas.

Exercício findo e remanejamento
O pagamento do exercício findo, que deveria ter sido efetuado em dezembro, foi pauta da reunião. De acordo com o governo, foram identificadas incorreções em alguns dos pedidos, e o pagamento começará a ser feito tão logo esses equívocos sejam corrigidos.

O Sinpro sugeriu também a antecipação do debate sobre remanejamento para ainda este semestre, para dar agilidade à distribuição de turmas e estratégia de matrículas.

Por Alessandra Terribilli

MATÉRIA EM LIBRAS