Reunião Amplia Já | Sinpro intensifica campanha

No último dia 27 de novembro, O Sinpro realizou reunião com os e as profissionais da rede distrital que aguardam o cumprimento de suspensão de greve para ter a carga horária ampliada de 20 para 40 horas semanais. A reunião ocorreu na sede do sindicato.

A ideia do encontro era discutir as estratégias para potencializar a campanha Amplia já! 40 horas para quem precisa. A reunião foi proveitosa para passar informes e organizar as estratégias de luta para o cumprimento de um dos pontos do acordo de greve.

Uma das resoluções tiradas foi a de intensificar a campanha Amplia Já! 40 horas para quem precisa: “a ideia é que todas as pouco mais de 200 pessoas que solicitaram ampliação de horário estejam com a carga horária ajustada já no início do ano letivo de 2024”, conta a dirigente do Sinpro, Elbia Pires, presente à reunião. Ademais, toda a categoria está mobilizada para o ato em defesa de recursos para a Educação na LOA 2024, a ser agendado a qualquer momento na CLDF.

Ampliação (ou redução) de carga horária é processo previsto no plano de carreira da categoria. Solicitar essa movimentação não deve ser motivo de desabono nem de punição para o(a) servidor(a) que o fizer.

Mas a realidade dos(as) servidores(as) que pedem movimentação de carga horária é outra: a  resposta padrão da Secretaria de Educação para quem pede redução para 20 horas é de que a rede hoje é de 40 horas; e quem pede a ampliação para 40 horas ouve da SEE-DF que a secretaria não tem autorização para ampliar as cargas horárias, pois depende de orçamento, e pede para aguardar a liberação.

Mas qual o impacto de algumas centenas de ampliações de carga horária no orçamento da SEE-DF? Não há resposta. “A secretaria diz que fez essa estimativa, mas nunca nos mostrou a planilha”, explica Cleber Soares, diretor do Sinpro e um dos integrantes da Comissão de negociação do sindicato junto à secretaria. Verba para essas ampliações existe, tanto na Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2023 quanto na de 2024. “Basta a SEE-DF querer”, completa Cleber.

 

Ato público em defesa de recursos para a educação na LOA 2024

O Sinpro-DF mobiliza a categoria a participar intensamente do ato público a ser realizado na CLDF em defesa de recursos para a educação na LOA 2024. Fique atento(a) para a convocação, que será feita a qualquer momento.

VEJA O ÁLBUM