Retratos da Escola e o Novo Ensino Médio

Neste momento em que as atenções da Educação se voltam para a suspensão (com vistas à revogação) do Novo Ensino Médio, lembramos que em 2022 dois dos três números da revista Retratos da Escola, publicada pela Escola de Formação (Esforce) da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), trouxeram dossiês especiais sobre o tema.

O número 34 da revista (jan a abr 2022) traz um dossiê sobre o que esperar do Novo Ensino Médio. Os oito artigos que compõem o dossiê, todos assinados por mestras e doutoras em educação, questionam o caráter “novo” do projeto e apontam a customização neoliberal por trás da concepção. O editorial visa: a reforma do ensino médio anuncia-se “autoritária e regressiva”.

No número seguinte, o 35 (mai a ago 2022), um compilado de estudos sobre a implementação do NEM Brasil afora. A edição reúne 13 artigos com relatos de experiências do processo de mudança no Ensino Médio no Rio Grande do Norte, Pernambuco, Ceará, Amapá, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio Grande do Sul, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo. Alguns trechos de títulos dos artigos dão uma ideia das dificuldades encontradas no caminho: Parcerias público-privadas, ressignificações docentes, não está calado quem peleia, desafios de diretores, “Liberdade de escolha” (enunciada assim mesmo, entre aspas). O editorial desse número lembra: Educação pública e popular se constrói com democracia e participação social.

O número 34 da Revista Retratos da Escola está disponível aqui

O número 35 da Revista Retratos da Escola está disponível aqui

E se você quiser ver os outros números dessa publicação lançada em outubro de 2007 pela CNTE, pode clicar aqui. São diversos temas abordados, todos na área de educação. São reflexões atuais de extrema relevância ao cenário político educacional.

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