Respeito e inclusão são temas de obra literária infantil

 

Amizade, respeito e gratidão são a base de toda grande amizade. Em O Meguinho Sapeca, obra da professora e artista visual, Alerne Minuz, não seria diferente. O livro conta a história do gato Meguinho e seu tutor, Juca, que tem um amigo, com quem conversa em língua de sinais. Ao se relacionar com o amiguinho surdo de Juca, Meguinho possibilita às crianças, pais e professores ouvintes a entrarem e interagirem com universo dos surdos e da Língua Brasileira de Sinais.

Segundo a autora, o objetivo central da obra é a comunicação e interação entre crianças surdas e ouvintes. Para Arlene, a obra trabalha o respeito às diferenças, o desenvolvimento da linguagem oral e a capacidade de concentração e escuta. “Em determinado momento, o personagem principal se relaciona com uma criança surda. Isso insere na obra a Língua Brasileira de Sinais e a leva ao contato com crianças, pais, professores e demais envolvidos”, destaca.

Arlene Muniz é aposentada da SEEDF, onde atuou como pedagoga e coordenadora dos professores de alunos surdos do Gama. É artista plástica, artesã e membro do Movimento de Afrodescendentes de Brasília.

 

Onde encontrar

O Meguinho Sapeca está à venda no site da editora Apena. No link disponível no perfil da professora Arlene Muniz, você terá acesso aos links disponíveis para a venda e uma série de atividades pedagógicas elaboradas por ela. Além disso, a autora também faz contação de história da obra nas escolas do DF. Os(as) interessados(as) podem entrar em contato pelo WhatsApp (61) 98598-5578.

MATÉRIA EM LIBRAS