NOTA DE REPÚDIO| Respeito às servidoras e aos servidores de Valparaíso

A diretoria do Sinpro responde com repúdio às declarações feitas pelo jornalista Fred Linhares, que utilizou seu programa de rádio para atacar os(as) servidores(as) de Valparaíso. Além de tratar com desrespeito aqueles(as) que lutam pela educação da população e por um futuro melhor para o Brasil, Linhares desconhece a importância que os(as) educadores têm. Não fosse um(a) professor(a), o jornalista não teria adquirido o conhecimento necessário para chegar a um curso superior e chegar onde chegou.    

Na manhã da última segunda-feira (13), Fred Linhares utilizou seu espaço no programa de rádio “Na polícia e nas ruas”, de grande audiência no entorno do DF, para atacar os servidores municipais do Valparaíso e incitar o ódio contra a categoria. O motivo para tamanhas investidas contra as trabalhadoras e trabalhadores, seria o registro de “excessivos” de atestados médicos apresentados.

Amparado por supostos dados da secretária municipal de Educação do município, Rudilene Nobre, o apresentador chegou a se referir às professoras e aos professores da cidade como “desgracentos”, por precisarem de afastamento médico. Entretanto, Linhares não levou em consideração o cenário de precarização e de péssimas condições de trabalho imposto à categoria.

“Ninguém está de atestado médico porque quer, eles são por conta de doenças laborais. O servidor aqui está sobrecarregado, não tem concurso para monitoras e monitores, não tem concurso para merendeira, elas estão sobrecarregadas de trabalho assim como serventes, agentes e assistentes. É um absurdo essa atitude desse jornalista e da Secretária de Educação, que passa essas informações dizendo que o servidor entrega atestado médico em Valparaíso e não entrega no Distrito Federal por exemplo. A Secretária precisa provar de onde ela tirou esses dados. Esse ataque ao trabalhador nós não vamos aceitar calados”, afirmou o  presidente do Sindsepem/Val -sindicato que representa a categoria-, Marcilon Duarte.

De acordo com a entidade sindical, as escolas do município estão sucateadas e sem estrutura mínima para funcionamento, principalmente, durante a pandemia. Faltam itens básicos de higiene para os estudantes e Equipamentos de Proteção Individual (EPI) para os servidores.

O SINPRO-DF se solidariza com as servidoras públicas e servidores públicos de Valparaíso de Goiás e exige respeito à categoria. A liberdade de imprensa deve, sim, ser exercida, mas com respeito e responsabilidade, o que não foi o caso das alegações feitas pelo jornalista Fred Linhares.

Em um contexto de constantes ataques aos servidores e aos serviços públicos, o comunicador presta um desserviço à comunidade e a toda classe trabalhadora, ao contestar o direito ao afastamento por doença, sobretudo em um momento em que, além do adoecimento por excesso de trabalho, a população do DF e do entorno padece novamente com o aumento dos casos de Covid.