Remanejamento Interno: apresentação de carências

A Secretaria de Educação do DF divulgou nesta terça-feira (3), de forma preliminar, as carências do Concurso de Remanejamento Interno 1ª Etapa. Ao todo serão mais de 8 mil possibilidades de bloqueio de carência.

Este formato preliminar permite que a categoria faça a conferência das carências apresentadas, podendo neste período de recurso de carência (de 3 a 4 de setembro) a possibilidade de novas carências serem incluídas ou carências apresentadas, e uma vez contestadas, serem retiradas do certame.

O envio com a lista de carências pelos(as) servidores(as) só ocorrerá entre os dias 11 e 13 de setembro, conforme Edital nº 37/2019, que organiza os procedimentos para o Concurso de Remanejamento 2019/2020.

Confira algumas das principais dúvidas dos(as) servidores(as):

 

Inscrição

Não existe inscrição para o Concurso de Remanejamento. Todos(as) os(as) servidores(as) lotados(as) no âmbito da Secretaria de Educação estão automaticamente inscritos(as) no processo.

 

Acesso

Para participar do Concurso de Remanejamento o(a) servidor(a) deverá ter acesso ao SIGEP usando a internet no endereço sigep.se.df.gov.br (sem o www). Professores(as) e orientadores(as) que estão sem acesso por causa de senha devem procurar a direção da escola. Não sendo resolvido o problema, devem procurar a CRE.

 

Readaptados

Caso desejem mudar de unidade escolar ou modificar sua situação funcional, os(as) professores(as) e orientadores(as) que estão readaptados(as) poderão participar do concurso.

 

Servidores novatos

Os(as) professores(as) e orientadores(as) contratados(as) em 2019 devem participar do Remanejamento Externo para regularizar duas situações funcionais: lotação e exercício. Neste momento, estamos passando pelo Remanejamento Interno, onde os(as) novatos(as) não poderão participar por não terem lotação definitiva em uma CRE. Neste caso, devem aguardar o momento do Remanejamento Externo, que acontecerá somente em novembro.

No entanto, os(as) novatos(as) que foram contratados(as) para atuar nas escolas profissionalizantes podem participar do Remanejamento Interno, caso haja possibilidade de mudança de exercício na mesma cidade que atuam. Do contrário, para mudar de cidade, há a necessidade de aguardar a realização do Remanejamento Externo.

 

Vagas do noturno

Os(as) professores(as) que atualmente não trabalham no noturno não poderão participar dos remanejamentos Interno e Externo para atuar no mesmo turno. O motivo é que o Tribunal de Contas do Distrito Federal tem pressionado a devolução de educadores(as) que estão sem local para trabalhar no período. Diante disso, o processo do remanejamento acaba aumentando esta situação. Portanto este ano só podem participar do remanejamento noturno somente aqueles que atuam no mesmo turno.

Aqueles(as) que atuam 20h no noturno e 20h em alguns dos turnos, na mesma matrícula, poderão participar na carga do noturno no remanejamento.

 

A cada data relevante do cronograma deste remanejamento o Sinpro publicará uma matéria falando sobre o assunto. Fique atento à página do Sinpro e redes sociais do sindicato.