Regional do Gama forma professores terapeutas comunitários

O projeto de Terapia Comunitária Integrativa de Professores e Professoras, que se iniciou em 2018 no CED Gesner Teixeira e chegou à Coordenação Regional de Ensino do Gama, acaba de se tornar um projeto de formação de terapeutas, em parceria com a Secretaria de Saúde.

O projeto, que foi inicialmente implementado na escola do Gama (e foi notícia no site do Sinpro em 2018), é resultado do trabalho conjunto de dois docentes da escola: a professora de história e coordenadora pedagógica Francisca Beleza e Cleison Leite Ferreira, professor de geografia e supervisor pedagógico. A eles se juntou a psicóloga Doralice Gomes, com o expertise para a implementação dos projetos de Terapia Comunitária Integrativa (TCI).

Em fevereiro de 2019, o sucesso do projeto no Gesner Teixeira levou a Coordenadora da Regional de Ensino do Gama, professora Cássia Maria Marques, a convidar Francisca e Cleison a atuarem na regional de ensino, para levarem o projeto a todas as escolas abarcadas pela regional.

Com a chegada do projeto na CRE, foram implantados projetos de acessibilidade física e emocional, bem como os projetos de TCI, que já vinham sendo realizados com sucesso no Gesner Teixeira.

Também foram feitos diversos workshops nas escolas: terapias, reiki, ayurveda, mosaicoterapia e tai chi chuan. Todas práticas integrativas de saúde, reconhecidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Com a pandemia, as terapias comunitárias foram para o ambiente virtual, e o foco da atuação holística se voltou para o trabalho psicológico do luto, do sofrimento. Foi o momento de cuidar de quem cuida. Nesse período, das 50 escolas atendidas pela Regional, 48 receberam terapias virtuais online.

A retomada do ensino presencial traz agora a primeira turma de formação de terapeutas entre professores(as) e orientadores(as), formados pela secretaria de Saúde do DF e com certificação da UnB. Os cursos são reconhecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), e serão ministrados pela psicóloga Doralice Gomes.

“Foi um sonho gestado por muito tempo pela atual Coordenação Regional de Ensino Do Gama (desde 2019). Vocês sabem que esta gestão tem trabalhado a questão da Saúde Mental desde antes da Pandemia. O que queremos é formar, agora, professores e professoras e orientadores para atuar nas Escolas colaborando com esse momento tão diverso que está sendo o retorno”, conta Francisca.