Reforma vira tormento na EC 01 Porto Rico. Comunidade fará protesto no dia 5

Uma enorme placa colocada no muro da Escola Classe 01 Porto Rico, em Santa Maria, avisa a data da conclusão das obras de reforma e ampliação da unidade de ensino: 13 de janeiro de 2016.
DSC02641a
Só que passados quase dois meses do prazo, a realidade em que se encontra a escola é totalmente outra. O que se vê são obras paralisadas, puro abandono, comprometendo a qualidade da educação oferecida e a vida da comunidade escolar.
“Atuamos em uma área de vulnerabilidade social, atendendo cerca de 480 crianças. Eles deveriam estudar em período integral, ou seja, das 7h30 às 17h, recebendo quatro refeições ao dia”, afirmam os docentes da escola.
DSC02619a
Com a paralisação das obras, a cantina, o refeitório, o banheiro adaptado (para portadores de necessidades especiais) e a quadra esportiva (espaço para recreação) viraram promessas, assim como a educação integral. Sem espaço para nada, houve a necessidade de rever a modulação para cinco horas em dois turnos. Os professores lembram que no lugar de uma refeição saudável, feita na própria escola, a alimentação dos alunos se resume a um lanche à base de biscoitos e suco de caixinha, todos os dias.
DSC02634a
DSC02637a
DSC02630a
Não bastasse tudo isso, a EC 01 Porto Rico está cercada de mato alto, entulhos e um desmanche de carros nos fundos da escola.
Sem resposta – Procurado, o GDF não dá uma solução para o caso, que se arrasta desde novembro de 2015. Os trabalhadores da empresa Vetorial, contratada pelo governo, cumprem horário na escola. Entretanto, ficam completamente ociosos entre as 7h e 17h. “A empresa não compra material, não nos libera e ainda atrasa pagamentos. Não recebemos há cinco meses”, afirmam.
DSC02633a
Diante desse total descaso, escola e comunidade escolar farão um protesto no próximo sábado, dia 5 de março, juntamente com a Associação de Moradores, Conselho Tutelar e Sinpro para pressionar o GDF a honrar seus compromissos.
A situação da unidade escolar vem sendo denunciada pelo Sindicato desde o ano passado. Confira:
>>> EC 01 Porto Rico é mais um exemplo de descaso com a Educação