Reestruturar para avançar | Reestruturação da carreira propõe achatamento dos padrões e caminho mais curto para topo da tabela salarial
Está no ar mais um vídeo da série “Reestruturar para avançar”, sequência de registros audiovisuais que aborda, ponto a ponto, a reestruturação da carreira do magistério público do DF. O material fala sobre a luta do Sinpro pelo achatamento dos padrões da tabela salarial de 25 para 15, com incentivo financeiro para quem já está no topo.
Apresentado pelos(as) diretores(as) do Sinpro Letícia Montandon e Samuel Fernandes, o vídeo destaca que a proposta traz uma série de benefícios à categoria. Os(as) sindicalistas lembram que o achatamento dos padrões é totalmente possível, porém demanda mobilização da categoria. Em 2005, por exemplo, com a alteração do segundo Plano de Carreira do magistério (Lei nº 3.318 /2004), o Sinpro conseguiu a redução dos padrões de 31 para os atuais 25. Agora, a luta é para reduzir ainda mais.

Um dos efeitos do achatamento dos padrões é a chegada mais rápida ao topo da tabela salarial e, consequentemente, o acesso mais célere às melhores remunerações.
Com isso, professores(as) e orientadores(as) serão beneficiados na hora de se aposentar. Isso porque o achatamento dos padrões atinge diretamente o cálculo da aposentadoria de quem entrou no magistério público de 2004 a 2019 − que tem como benefício a média de 80% dos maiores salários.
Além disso, a cada ano, o(a) profissional avança um padrão, com aumento salarial de 1%. A proposta trazida pelo Sinpro aumenta o percentual anual para 3%.
E mais: atualmente, o(a) professor(a)/orientador(a) tem a possibilidade de antecipar um padrão a cada cinco anos, com apresentação de certificado de cursos, com soma de, ao menos, 180 horas. Com a reestruturação da carreira, a antecipação de padrão poderá ser feita a cada 3 anos, acelerando ainda mais o caminho para chegar ao topo da tabela salarial.

ASSISTA TAMBÉM
LEIA MAIS
Reestruturação do plano de carreira dobra vencimento base da categoria
MATÉRIAS EM LIBRAS