Rede de Mulheres se reúne para discutir conjuntura e atuação das sindicalistas

img-20161029-wa0012-1Mais de 60 lideranças sindicais participaram do encontro subregional da Rede de Mulheres da Internacional da Educação para a América Latina. Realizado em São Paulo, entre os dias 26 e 28 de outubro, o encontro discutiu a conjuntura latino-americana e contou com a participação de trabalhadoras da educacional que atuam nas sub-regiões do Cone Sul e Andina.
“O objetivo desse encontro foi construir uma frente a essa conjuntura de retrocesso na América Latina e como nós, mulheres, podemos nos organizar em nossas entidades, sejam locais, como o Sinpro-DF, como nacionais, CNTE, para mantermos direitos conquistados e também para que possamos avançar na mobilização das mulheres para enfrentar essa realidade. Foi muito proveitoso porque compartilhamos experiências dos vários países latino-americanos”, explica Vilmara Carmo, coordenadora da Secretaria para Assuntos e Políticas para Mulheres Educadoras do Sinpro-DF.
Além de Vilmara, participaram também as diretoras Ruth Oliveira Tavares Brochado e Maria Goretti Oliveira Cunha, da Secretaria de Mulheres, e Berenice D’Arc, coordenadora da Secretaria de Política Educacional. A atividade abriu o debate sobre a participação política das mulheres a partir do que fazem no movimento sindical no continente.
Foram três dias de intensos debates, estudos, reflexões e elaboração de estratégias para o desenvolvimento de políticas sindicais que visem a empoderar a participação das mulheres. O encontro foi realizado pela Internacional de Educação para América Latina (IEAL) com a colaboração de sua afiliada brasileira, a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), e contou com a participação de 66 mulheres, representantes de 18 entidades sindicais filiados à CNTE.
Participaram 16 professores representantes de 13 sindicatos de países latino-americanos, como CTERA, CEA e CONADU, da Argentina; CONMERB e CTEUB, da Bolívia; ASPU, da Colombia; AJUNJI e  CONFEMUCH, do Chile; OTEP-A e UNE-SN, do Paraguai; SUTEP , do Peru; e FUMTEP e FENAPES, do Uruguai.
Na abertura da Mesa principal, Marta Vanelli, secretária Geral da CNTE; Fátima Silva, secretária de Relações Internacionais da CNTE e vice-presidente do Comitê Regional da Internacional da Educação para América Latina; Sílvia Almeida, representante do PROIFES – uma das entidades sindicais de professores da educação superior filiada à Internacional da Educação; Combertty Rodríguez, coordenador principal da Internacional da Educação para América Latina; Gabriela Sancho e Gabriel Castro, coordenadores da IEAL.