Recepcionistas de hospitais e postos de saúde do DF intensificam paralisação

Após ouvirem dos advogados da empresa GVP, em reunião no início desta noite de sexta-feira (6), que os pagamentos referentes aos meses de janeiro e fevereiro deste ano só serão pagos nos dias 10 e 13 deste mês, respectivamente, as mais de 500 recepcionistas prestadoras de serviços nos hospitais e postos de saúde do Distrito Federal decidiram ampliar e intensificar a greve aprovada em assembleia do Sindiserviços-DF, no último dia 2.
Na reunião, chamada pela própria empresa e que contou com a presença dos diretores do Sindiserviços-DF, os advogados da GVP, Léo Rocha Miranda e Wesley Rocha, explicaram que a empresa não recebeu do GDF o pagamento das faturas referentes a novembro e dezembro de 2014. De acordo com os advogados, além da demora do recebimento das faturas de 2015, os valores não estão sendo reajustados em 9%, conforme determina a Convenção Coletiva de Trabalho da Categoria em 2015.
De acordo com os advogados da GVP, o contrato com a Secretaria de Estado da Saúde do DF (SES/DF) termina no dia 16 de maio deste ano e não há garantias por parte do GDF quanto a renovação do contrato.
“Os trabalhadores não têm culpa dos impasses entre o GDF e as empresas contratadas. É inadmissível que nós tenhamos que pagar a conta”, afirma o dirigente do Sindiserviços, Antônio de Pádua.
De acordo com a secretária-geral do Sindicato que representa os trabalhadores terceirizados do DF, Andreia Cristina, “ o Sindiserviços-DF cobrará, via o Ministério Público do Trabalho (MPT-10ª Região), a convocação do GDF para pactuar compromisso de garantia do emprego das 506 recepcionistas, independentemente da empresa que venha ser contratada pela SES/DF”.