O racismo de todo dia, há mais de 500 anos

Em um conhecido samba de Jorge Aragão, o compositor afirma que “elevador é quase um templo”, por marcar a segregação racial entre o social e o de serviço. Conhecidas e difundidas no “boca a boca”, como manda a tradição oral, as situações de racismo diante do elevador tornaram-se emblemáticas.

Hoje, os supermercados assumem esse lugar com maestria. A atriz e cantora brasiliense Fernanda Jacob, por exemplo, narra com misto de tristeza e indignação as tantas vezes em que se viu perseguida por seguranças dentro de supermercados. “É muito comum no meu cotidiano, e muito mais depois que assumi meu cabelo black. Sou perseguida no simples ato de sair de casa para comprar algo”, diz ela. “É um aprisionamento. Eu deixo sacolas à mostra, não vou de mochila, não mexo na bolsa. A gente cria mecanismos de defesa diante dessa situação que nos aprisiona”, relata Jacob.

Um supermercado foi cenário do assassinato de George Floyd, em Minneapolis, nos Estados Unidos, caso que ganhou repercussão internacional em maio de 2020. No Brasil, na véspera do Dia da Consciência Negra, também em 2020, o trabalhador João Alberto Freitas, um homem negro, foi morto de forma semelhante por seguranças em uma das filiais do Carrefour em Porto Alegre.

Em agosto deste ano, Luiz Carlos da Silva foi obrigado a se despir diante de outros clientes do Assaí Atacadista em Limeira, interior de São Paulo, para provar que não estava furtando produtos do local. Em Salvador, Bruno e Yan Barros, tio e sobrinho, foram entregues a traficantes, torturados e mortos, supostamente por furtar carnes do atacadista Atakarejo.

Não é produto do acaso que todas essas agressões tenham acometido homens negros. São situações desconhecidas por pessoas brancas, e que marcam com sangue e hipocrisia o universo do racismo brasileiro, rotineiramente varrido para baixo do tapete sob a farsa da democracia racial.

Vidas negras

A um mês do Dia da Consciência Negra, os casos de racismo vêm ganhando destaque na imprensa pela frequência com que ocorrem e pela violência com que se impõem às vítimas. A ascensão do fascismo tem tornado corriqueiras situações revoltantes, como os casos relatados acima.                                                                                                                                       

Como não se lembrar de Cláudia Ferreira da Silva, cujo corpo foi arrastado por uma viatura policial por mais de 300 metros no Rio de Janeiro? Ou das crianças que perderam a vida para balas “perdidas”, como Ágatha Félix e João Pedro Matos, ou para o descaso da elite, como Miguel Santana? “A agressão e a desqualificação de homens e mulheres negras se refere também a uma desumanização que nos rouba o direito à fala e nos brutaliza. Somos vistos permanentemente como pessoas de risco”, diz Márcia Gilda, diretora da Secretaria de Raça e Sexualidade do Sinpro.

Os números não mentem. De acordo com dados do IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), 77% das vítimas de homicídio no Brasil são negras. Enquanto o número de pessoas não negras assassinadas caiu 33% de 2018 para 2019, as mortes dessa natureza de pessoas negras aumentou 1,6%. Os índices apontam que a chance de um negro ser assassinado é 2,6 vezes maior que a de um não negro.

Enquanto tudo isso acontece, na Fundação Palmares, um afastado Sérgio Carmargo se intitula “Black Ustra”, numa referência ao torturador coronel Carlos Brilhante Ustra, ex-chefe do DOI-Codi e um dos principais artífices do processo de tortura a opositores durante a ditadura militar.⠀

O que não mata fere para sempre

Nestes tempos em que o fascismo perdeu a vergonha, a frequência da violência racista é assustadora. Somente nos últimos dias, um homem negro foi brutalmente violentado por seguranças do metrô de São Paulo diante de seu filho pequeno; uma cantora negra brasiliense foi agredida verbal e fisicamente por uma frequentadora de restaurante onde ela se apresentava; três vereadoras negras foram duramente insultadas por uma manifestante de direita dentro da Câmara Municipal de Porto Alegre; e revelou-se a política da loja Zara de Fortaleza de anunciar um código em seus alto-falantes para monitorar a presença de clientes negros.

As escolas, espaços, por excelência, de questionamento da realidade, também reproduzem essa opressão. Numa situação recente, a avó de uma estudante ofendeu violentamente uma professora, tudo por conta do atraso no resultado de uma competição: “Tu é atrevida, negra! Porca! Porca de pé de chiqueiro. Eu não fui criada em pé de chiqueiro como tu foi não; como tu vive até hoje, na lama”, disse, descontrolada, a mulher em um grupo de whatsapp.

Fernanda Jacob afirma que o medo é uma constante na vida da população negra. “O racismo exclui, inclusive, por não nos sentirmos seguros em determinados espaços”, avalia. As agressões se dão pelo simples fato de a pessoa negra se expor a um espaço público, à convivência social, e, especialmente, a locais que historicamente não são abertos a ela. “A mentalidade escravagista e colonialista reserva aos negros e negras o lugar da subalternidade”, pontua Márcia Gilda.

A cantora de jazz Andresa Sousa se apresentava em um restaurante sofisticado na Asa Sul, em Brasília, quando ouviu de uma cliente do local que ela deveria aprender a cantar, conselho finalizado com o vocativo “sua negra”. A artista denunciou a situação à polícia e à imprensa. “A branquitude não aceita nossos corpos num lugar de brilho, de potência, de abundância. E ataca nossas emoções, nossos talentos, nosso diferencial”, destaca Fernanda Jacob. Márcia Gilda concorda: “Andresa estava em um espaço de destaque que só poderia ser ocupado por uma pessoa branca”.

Em Porto Alegre, manifestantes negacionistas que protestavam contra a possibilidade de “passaporte da vacina” na cidade invadiram a Câmara de Vereadores e atacaram os parlamentares que defendiam o contrário. Mas o ataque não é distribuído igualmente. Com ódio nos olhos, uma manifestante de longos e lisos cabelos loiros dirigiu-se à vereadora Bruna Rodrigues, do PCdoB, e disse, aos gritos: “tu é minha empregada”.

“Ouvimos o que estamos acostumadas a ouvir desde muito tempo. Ser chamada de empregada, de lixo, é mais uma manifestação de um racismo que tenta desqualificar a todo momento a nossa chegada à Câmara”, disse Bruna em suas redes sociais. As agressões alcançavam também mais duas vereadoras negras: Daiana Santos, do mesmo partido, e Laura Sito, do PT.

Um sonho

Aqueles que pregam a falida ideia de democracia racial escondem que essas agressões – como bem mostram as estatísticas do IPEA – não são igualmente distribuídas entre a população. Assim como as oportunidades de se desenvolver também não o são. Os espaços conquistados pelo povo negro vieram pela sua própria luta, e pela resistência que, além de superar os obstáculos da política, obriga à superação dos obstáculos de todos os dias. Como ir ao supermercado sem ser considerado suspeito.

“O racismo é esse mecanismo perverso, que faz com que sejamos sempre podados, deixados no meio do caminho”, considera a atriz Fernanda Jacob. “As pessoas brancas são livres enquanto nós não somos. A elas é permitido sonhar, ter afeto. A nós, tudo é negado”, completa. Mas, por falar em sonho, o de Martin Luther King continua vivo. E, sob o fascismo de Bolsonaro e seus seguidores, valem ainda mais as palavras do samba de Jorge Aragão: “Sai desse compromisso / Não vai no de serviço / Se o social tem dono, não vai”.

 

Fotos: No alto à direita, a atriz e cantora Fernanda Jacob. Acima, à esquerda, o compositor Jorge Aragão.