Quase 150 mil jovens do DF sem trabalho e emprego; maioria é negra

O Instituto de Pesquisa e Estatística do Distrito Federal (IPEDF) apresentou em números as consequências da ausência de políticas públicas específicas para jovens e da redução drástica de investimento em educação nos últimos anos. Segundo o estudo “Juventude: perfil sociodemográfico, educação, mercado de trabalho e jovens nem-nem”, publicado no último dia 3 de novembro, quase 150 mil jovens entre 15 e 29 não trabalham e nem estudam.

A maioria desse grupo é de negros, mulheres com filhos e pessoas de baixa renda. De acordo com a pesquisa, são 149.435 jovens que fazem parte da população conhecida como “nem-nem”.

O estudo traz ainda um recorte sobre a situação educacional de jovens entre 15 e 29 anos. Segundo o levantamento, apenas 40% desse grupo frequenta alguma instituição de ensino. “Entre os que estudavam na rede formal de ensino (escola e faculdade), 60,3% estavam na rede pública. Fora do ensino formal (cursos profissionalizantes, preparatórios para Enem, vestibulares e concursos), estudavam 11,2% dos jovens. Considerando o ensino formal e informal, 50,3% dos jovens estudavam no momento da pesquisa”, afirma o IPEDF

“É urgente que se promova políticas públicas para a nossa juventude. Asfalto não cria uma sociedade mais justa. Emprego e educação, sim”, reivindica a dirigente do SInpro-DF Luciana Custódio.

Assista a apresentação do estudo no link https://www.youtube.com/watch?v=2XJWbIh23IY

MATÉRIA EM LIBRAS