SINPRO NA LUTA CONTRA A VIOLÊNCIA DOMÉSTICA

Desde que as medidas de isolamento social entraram em vigor a fim de evitar a propagação do coronavírus (COVID-19), um triste número também começou a subir nas estatísticas, os casos de violência doméstica.

Dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública apontaram que somente no ano de 2019, a cada 2 minutos um caso de violência doméstica era registrado no Brasil. Ao todo, 263.067 ocorrências de lesão corporal dolosa aconteceram. De acordo com a ONU Mulheres, este índice tende a piorar ainda mais neste período de pandemia.

Tendo em vista que vítima e agressor passam a conviver ininterruptamente, muitas mulheres estão, literalmente, em quarentena com o inimigo. Mais tempo em casa, restrições da liberdade, problemas financeiros e muitas outras questões contribuem para desencadear um ambiente hostil e inseguro, em um lar que, em tese, deveria ser local de apoio e acolhimento. 

Pensando numa maneira de combater este problema, o Sinpro-DF lançou uma campanha de combate à violência contra a mulher. O objetivo é mobilizar a categoria nesta causa e incentivar a população a denunciar situações de violência.  

“Nós, do Sinpro-DF, estamos na luta contra a violência que assola milhões de mulheres em todo país. Em tempos de crise como este que estamos vivendo, a paz e o amor deve reinar entre as famílias. Por isso, precisamos  unir forças para combater esse problema social.  Este é um apelo feito direto à nossa categoria. Pedimos que participem e não se omitam  ao presenciarem casos de violência. Denunciem”, conclamou a diretora da Secretaria de Assuntos e Políticas para Mulheres Educadoras do Sinpro, Vilmara Pereira. 

Passo a Passo da campanha 

Em briga de marido e mulher se mete a colher sim! Fique atento aos sinais de alerta, pois a violência pode morar ao lado.  Escutou barulhos, gritos, choro de mulheres, idosos ou crianças ou presenciou alguma situação suspeita? Denuncie pelo telefone 180 ou disque 100.

A mudança começa pela conscientização, por isso,  converse com seu síndico e seus vizinhos sobre a importância de combater a violência doméstica. Compartilhe informação e os materiais produzidos pelo Sinpro. 

Vamos Disponibilizar kits com panfleto informativo e apito. Quem tiver interesse em participar da nossa campanha, pode ajudar e entregar o material para os moradores do seu condomínio/rua. Para ter acesso a um kit, basta entrar em contato com uma das diretoras da Secretaria de Assuntos e Políticas para Mulheres Educadoras do Sinpro-DF. A violência doméstica é crime e é um problema de todos nós. Participe! 

Vilmara Pereira 
Celular: (61) 999279-6282

Ruth Oliveira 
Celular: (61) 999995-9049
Regional: Plano Piloto

Mônica Caldeira 
Celular: (61) 99163-7722