Publicação em rede social do vereador Rodrigo Noronha (PP), de Ijuí/RS, atenta contra princípio constitucional

2022 02 14 nota publica cnte site

 A perseguição aos/às professores/as brasileiros/as nunca foi tão ostensiva como a que estamos vivendo nesses tempos de governo Bolsonaro. Parece que todos se acham autorizados a dizer o que deve ser ensinado às crianças e jovens nas salas de aula de nossas escolas. O último caso ocorreu na semana passada na rede de ensino de Ijuí, município do Estado do Rio Grande do Sul, quando um vereador da cidade postou em suas redes sociais pedidos aos estudantes da cidade para que denunciassem seus/uas professores/as “comunistas”.

Trata-se do vereador Rodrigo Noronha (PP) que, com esse tipo de postura, para além de mostrar sua absoluta desqualificação para exercer o cargo que ocupa, sinaliza para o buraco em que estamos enfiados nos tempos de hoje no Brasil. Cabe questionar ao representante municipal se, por acaso, ele tem alguma formação pedagógica para se arvorar a indicar como as professoras e professores formados, da rede municipal de ensino de Ijuí, devem dar suas aulas.

Além de afrontar princípios constitucionais de liberdade de ensino e de aprendizagem, a atitude do vereador fomenta um clima de desrespeito ao exercício profissional do magistério. Quem não respeita professor e professora, não pode contar com respeito algum da sociedade. Vereador de primeiro mandato, Rodrigo Noronha receberá como resposta dos/as eleitores/as da cidade um estrondoso repúdio nas próximas eleições.

É estarrecedor esse tipo de postura. Ataques aos/às educadores/as em nosso país devem ser sempre repudiados e, quando vêm de homens públicos que, por princípio, deveriam representar a sociedade, merecem até ação judicial de reparação. Queremos um país em que nossos professores e professoras sejam respeitados, vereador! Sua atitude é desprezível e merece todo repúdio daqueles que, verdadeiramente, defendem o Brasil e a educação de nosso povo! Toda nossa solidariedade aos/às professores/as de Ijuí e aos seu APMI-Sindicato!

Brasília, 14 de fevereiro de 2022
Direção Executiva da CNTE 

Fonte: CNTE