Protestos contra desserviço social da Globo em Brasília e no Brasil

Cerca de 500 pessoas realizaram nesse domingo (26), em Brasília, ato em descomemoração aos 50 anos da Globo, intitulado como Domingão do Povão. Os manifestantes, debaixo de chuva, lembraram que neste meio século, a maior rede de comunicação do Brasil foi a principal propagadora do desserviço social, com o apoio à ditadura, monopolização das comunicações, violação dos diretos humanos, manipulação da informação, cobertura jornalística que privilegia setores empresariais e políticos ligados à ideologia de direita, em detrimento da democracia e dos trabalhadores.
Em referência ao sangue dos brasileiros derramado no regime ditatorial, manifestantes jogaram tinta vermelha no painel que fica na entrada da Globo Brasília. “A tinta vermelha a chuva pode levar, mas o sangue de milhares de companheiros que lutaram e lutam contra a ditadura, a repressão do Estado, a criminalização da luta por direitos sociais, contra a opressão e exploração do capital, este não sairá da história que a ‪#‎Globo50anosdementira tanto tenta manipular, diariamente, em todos os seus canais de comunicação”, divulgou o grupo Levante Popular da Juventude nas redes sociais.
Realizado em âmbito nacional, o ato em descomemoração aos 50 anos da Globo teve a participação do MST, movimentos sindical e estudantil e participação da sociedade civil. O dirigente da CUT Brasília, Julimar Roberto, integrou a ação e lembrou o mais recente ataque da Globo à classe trabalhadora.
“É notório o apoio que a Globo vem dando ao projeto de lei 4330, que legaliza a subcontratação ilimitada da mão de obra em todos os serviços. Nas matérias sobre esse assunto, a fala de destaque sempre é de quem é favorável ao projeto, ou seja, os empresários. A posição do trabalhador contrária ao projeto que é danoso ao emprego, ao salário, à jornada, à carreira e à organização dos sindicatos é subdivulgada. Isso tudo manipula a opinião pública, que acaba comprando uma história falsa e prejudicial à própria população”, disse o dirigente cutista durante o ato.
De acordo com o Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação – FNDC, que convocou os atos em descomemoração aos 50 anos da Globo em todo o Brasil, a emissora é o símbolo do entrave a existência de uma comunicação plural, informativa e representativa. O intuito do Fórum e parceiros não é acabar com a rede, mas impedir que essa realidade de monopolização persista, para garantir a democratização dos meios de comunicação, com espaço para que várias vozes possam falar, respaldadas nos direitos humanos.