Prorrogado até dezembro o prazo de validade do concurso para professores do DF

A diretoria colegiada do Sinpro-DF informa que o último concurso para provimento de vagas e formação de cadastro reserva para professores da rede pública de ensino do Distrito Federal foi prorrogado até o dia 31/12/2021.

A suspensão  foi publicada no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) desta terça-feira (23). A ampliação do prazo é uma forma de o Governo do Distrito Federal (GDF) cumprir o calendário de nomeações de quem está aprovado e no banco de reserva.

As nomeações antes do vencimento da validade do concurso é um pleito antigo da categoria que o Sinpro-DF tem levado para todas as reuniões da comissão de negociação com a Secretaria de Estado da Educação do Distrito Federal (SEEDF) e para as reuniões com o próprio governador Ibaneis Rocha (MDB) tanto pela validade do concurso como pela necessidade diante de tantas aposentadorias.

A diretoria colegiada entende que a suspensão pura e simples não é a solução. “É preciso que se nomeie, imediatamente, todos(as) que estão no banco reserva e que o processo para um novo concurso já esteja pronto e encaminhado para que tão logo a pandemia do novo coronavírus permita, ele seja realizado com aplicação das provas”.

Homologado em 2017, o concurso público tinha validade até setembro de 2021. Importante destacar que o Sinpro-DF tem cobrado, cotidianamente, as nomeações. A demora é tanta que essas nomeações e a realização de novos concursos, que são uma obrigação do GDF e uma necessidade do próprio governo, têm se tornando pauta de reivindicação da categoria e motivo de mobilizações e ações da diretoria.

“Temos pressionado o governo para nomear os(as) aprovados(as), investir em novos(as) profissionais e realizar de novos concursos para evitar lacunas e precarização dos serviços públicos de educação”, afirma a diretoria.

Veja na íntegra abaixo: 

 

Matéria em LIBRAS