Projeto Taguatinga Plural na luta contra a discriminação racial
A Escola Classe 41 de Taguatinga promoveu, no dia 30 de setembro, a culminância do projeto Taguatinga Plural – Educação antirracista na prática. A atividade, realizada há vários anos, está no dia a dia pedagógico das escolas da rede pública de ensino do Distrito Federal e salienta a importância da representatividade, da diversidade e da luta contra a discriminação racial.
Durante o ano, várias escolas realizam o projeto, que tem como objetivo subsidiar o planejamento e a execução de projetos pedagógicos e ações educativas nas unidades escolares (educação infantil, ensino fundamental e médio) vinculadas à Coordenação Regional de Ensino de Taguatinga, que reconheçam o papel da educação na superação do racismo.
Utilizando como base legal o Artigo 26-A da LDB, a proposição possui como eixos o reconhecimento do racismo como ideologia e prática amparadas em aspectos sociais, culturais, históricos, científicos e religiosos; fortalecimento da diversidade e representatividade negra e indígena nos muros e painéis escolares; desenvolvimento das competências socioemocionais previstas na BNCC para subsidiar o trabalho de práticas antirracistas; reconhecimento e valorização da contribuição da população negra na formação sócio-histórica e desenvolvimento da RA Taguatinga; reconhecimento e valorização da diversidade dos grupos sociais presentes no ambiente escola; aquisição de percentual significativo de livros de literatura com a temática, bem como os de autoria de escritores negros(as).
As atividades do projeto são construídas coletivamente em reuniões entre os(as) professores(as) das escolas que aderiram à iniciativa. “Este projeto não é feito apenas na semana do Dia da Consciência Negra. São várias atividades integradas que debatem a educação antirracista com textos, pinturas em tela, contação de histórias, palestras, confecção de bonecas negras, grafite, oficinas, trabalho com as crianças, histórias desenvolvidas, entre outras”, destaca Murilo Marconi, coordenador da CRE de Taguatinga.
VEJA O ÁLBUM com as imagens tiradas durante o projeto.