Papo Franco mostra a jovens da periferia que a Educação salva vidas
Neste mês de maio, o projeto Papo Franco completa 8 anos e segue pelas escolas públicas do Distrito Federal. O professor de sociologia Emerson Franco, egresso do presídio da Papuda, conversa com jovens da periferia e de unidades de internação sobre como tornar a educação e a leitura aliadas de vida.
Ele estava no fundo do poço. Preso na Papuda, o jovem Emerson descobriu na leitura uma forma de superar aquele momento difícil de sua vida. Ao sair da prisão, viu os filhos de seus amigos começarem a cometer os mesmos erros que ele cometeu, e o levaram para a prisão. Reuniu a molecada, “mandou um papo franco” e conseguiu afastar muitos dos caminhos da criminalidade e da evasão escolar.
O Papo Franco deu tão certo que Emerson começou a palestrar em escolas da periferia, e se lembra com orgulho: “Oficialmente minha primeira palestra foi no Colégio Estadual do Novo Gama, em maio de 2016”.
Desde então, Emerson já mandou seu Papo Franco em mais de 400 escolas públicas, para cerca de 40 mil estudantes.
“Eu não quero que os adolescentes e jovens sigam o caminho que eu segui. Minhas palestras são sempre no sentido da educação, prevenção, conscientização e protagonismo por meio dos estudos, do conhecimento, da escola pública e da leitura.”
Emerson é autor de dois livros. O primeiro, “Francas Palavras”, reúne poesias inspiradas em sua história de vida. O segundo, sua autobiografia, aguarda apenas recursos financeiros para ser publicado.
Sociólogo egresso do sistema prisional publica “Francas Palavras” pela Avá Editora
“O Papo Franco pra mim não é um trabalho, tampouco um projeto. É doação, é missão de vida, é ressignificação”, reflete Emerson que, desde 2021 é formado em sociologia e professor da rede pública, na CRE de Santa Maria.
“Hoje, alguns professores que me deram aula, são meus colegas de trabalho aqui pelas escolas de Santa Maria. Infelizmente fiz escolhas erradas e paguei um alto preço por isso, mas consegui superar com a educação. Eu sou fruto da educação pública, passei a vida toda estudando em escolas públicas.”, celebra o professor: “Costumo sempre dizer que eu não escolhi ser professor. Foi a educação que me escolheu”.
Confira abaixo a agenda de palestras do Papo Franco do professor Emerson: