Projeto RAP é destaque no Programa Alternativo

Um projeto que utiliza o RAP como ferramenta pedagógica é o destaque do Programa Alternativo deste sábado (30). Com a preocupação de oferecer mecanismos de socialização para estudantes em privação de liberdade, a Unidade de Internação de Santa Maria (UISM) realiza, anualmente, o Festival de Música, que finaliza com a Ressocialização, Autonomia e Protagonismo (RAP).
De acordo com o professor de História e coordenador do Projeto RAP, Francisco Celso, durante o ano letivo os estudantes debatem várias temáticas e a partir do processo criativo, começam a produzir desenhos, letras de música e poesias. No Festival de Música, todos recebem troféus de participação e os melhores colocados ainda ganham premiações. “O RAP é uma linguagem que eles se identificam, é uma narrativa que eles conhecem. A partir disto, os estudantes se sentem atraídos pela temática e os fatores positivos são grandes. Melhoram a autoestima, desenvolvem um potencial que muitos deles nem sabia que tinham, sem falar de que a partir do projeto, se tornam protagonistas de todo o processo”, ressalta o professor.
O Programa, apresentado pelo SBT, vai ao ar sempre aos sábados, às 12h30, e mostra entrevistas e matérias referentes à realidade da educação no Distrito Federal. Um dos objetivos é oferecer a oportunidade para que escolas e professores participem da discussão e enviem sugestões para os próximos programas. As pautas podem ser mandadas para o e-mail faleconoscoimprensa@sinprodf.org.br.