Projeto Pulsar | UFRRJ oferece curso de extensão para inclusão de deficientes

Uma parceria entre a Câmara Alemã do Rio de Janeiro, a Universidade de Colônia da Alemanha, a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, por intermédio do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação, Diversidade e Inclusão (LEPEDI – UFRRJ), e o Instituto Incluir: Transformar & Democratizar & Humanizar, que realizam o projeto “PULSAR” (Curso de Extensão), uma ATITUDE positiva na educação e no esporte por intermédio de experiências teórico-práticas inclusivas.

A ideia é oferecer aos profissionais da educação, saúde, esporte e lazer conhecimentos mais específicos sobre as deficiências, suas causas, desafios e possibilidades. Para isso, serão ministradas uma série de atividades a serem realizadas em creches, escolas, clubes, academias, comunidades, entre outros espaços formais e informais de educação e esporte, com o devido suporte teórico-metodológico.

O curso será realizado de forma totalmente online aos sábados das 8 às 12h, entre os dias 19 de março e 28 de maio. Serão 28h de atividades síncronas, e 32h de atividades assíncronas, perfazendo 60h de curso.

As inscrições para o curso se encerram na sexta-feira, 25/02. Devem ser enviadas para o e-mail contato@institutoincluir.com.br. O título do e-mail: “Inscrição – Pulsar”. Anexa ao e-mail deverá seguir, em cópias digitalizadas, a seguinte documentação:

  • Cópia do diploma de graduação ou cópia do histórico escolar (candidatos em formação).
  • Cópia da carteira de identidade.
  • Cópia do CPF.
  • Ficha de inscrição devidamente preenchida, conforme modelo do edital disponível neste link.
  • Carta de intenção do(a) candidato(a), devidamente identificada, justificando seu interesse em fazer o curso e as contribuições para a formação e vida profissional.
  • Comprovante de vínculo profissional para candidatos formados (carteira de trabalho, contracheque, comprovante de nomeação de cargo, declaração, etc.).
  • Profissionais da rede públicas de serviços (creches; escolas; universidades; projetos sociais; secretarias de educação, esporte, lazer e cultura, entre outros) deverão enviar uma declaração comprovando o vínculo profissional.

A certificação do curso terá a chancela das instituições envolvidas (Brasil e Alemanha).

Mais detalhes sobre o curso no link do edital: https://lepedi-ufrrj.com.br/wp-content/uploads/2022/02/Pulsar-Edital-2022-Turma-1.pdf