Culminância de projeto literário reúne 400 pessoas na EC Chapadinha
Para desenvolver os(as) alunos(as) pelo gosto da leitura, da escrita e da oralidade, o projeto Mundo da Leitura foi implementado em 2008 na EC Chapadinha, em Brazlândia. A partir de março, com cada turma recebendo uma maleta viajante (com lápis, lápis de cor, borracha, caderno, livro literário, cola e tesoura), o estudante a cada dois dias a leva para casa e com sua família faz a leitura do livro e um breve resumo e desenho sobre ele.
Já em setembro, “escolhemos uma autora com suas obras e cada turma desenvolve um trabalho a ser exposto em murais e no dia da culminância, no final do mês de outubro ou novembro todos os trabalhos são expostos. Neste dia, os alunos realizam apresentações literárias e contratamos escritoras que comparecem com suas obras e acontece a tarde de autógrafos”, conta Jacirene de Oliveira Morais, diretora da escola. São cerca de 250 estudantes que participam do projeto, desde a educação infantil até o quinto ano do ensino fundamental.
Este evento final, que ocorreu no dia 31 de outubro, contou com a participação da comunidade (cerca de 400 pessoas), alunos(as), professores(as) e coordenadores(as) intermediários(as) da Regional de Ensino de Brazlândia. A diretora afirma que “aproveitamos o projeto Ciranda Rural com o espetáculo literário ‘Baú de Histórias’, que percorre as Escolas do Campo, onde ocorreu várias contações de histórias pelo grupo Paepalanthus e a escritora Rose Costa apresentou, ‘Dona Rose tem Gatos’, sua nova obra”.
Os resultados do projeto são ótimos, o que reflete nos anseios dos próprios pais e responsáveis. “A comunidade escolar se sente inserida neste projeto, e já fica à espera deste evento, que faz parte de nosso projeto político-pedagógico. As crianças vêm demonstrando um maior gosto pela leitura, facilidade na oralidade e na escrita”, diz Jacirene.
Para ver as fotos do álbum do Facebook do Sinpro clique aqui.