Projeto leva saberes africanos a escolas da Ceilândia
Qual a origem do Universo? Como o mundo surgiu? Quem criou o mundo? Por que o mundo foi criado? E como os antepassados dos povos africanos (culturas da África que não exerceram tanta influência na formação cultural brasileira), afros (culturas da África que exerceram influência na formação cultural brasileira) e indígenas explicam isso?
Para contar essas histórias, a professora Daniela Santos, docente em Artes da SEEDF e doutoranda da UniRio, desenvolveu o Projeto AFRINs EnCena, que conta com o patrocínio do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC-DF).
No próximo mês de novembro, mês da consciência negra, o projeto AFRINs EmCena vai levar os saberes e as tradições das mitologias Macua (africana), Iorubá (afro) e Desana (indígena) a escolas do DF.
Os alunos de 10 escolas de ensino Fundamental e Médio da Ceilândia participarão da primeira fase do projeto. Eles assistirão a um espetáculo teatral sobre as mitologias dessas três culturas, seguido de debate com os participantes do evento. A ideia é levar o projeto também a outras escolas do DF.
Se você quiser levar o Projeto AFRINs EnCena para a sua escola, entre em contato com a Daniela Santos, no telefone (61) 99690-8357. e Lilian Aguiar, no telefone (61) 98436-4667