Projeto Idealize comemora 10 anos construindo alternativas de diálogo
A criação de um espaço reflexivo onde os(as) jovens, junto com seus parceiros, possam discutir sobre aspectos importantes da sua vivência juvenil em rodas de conversas é uma das premissas do Projeto Idealize, que este ano comemora 10 anos. Idealizado pelo Centro de Ensino Médio Integrado (CEMI), no último domingo (24) o projeto teve uma festa condizente com sua importância, reunindo estudantes, professores(as) e profissionais da educação.
A professora Francisca Mendes de Carvalho explica que o projeto apresenta uma discussão sobre o papel dos jovens na escola a partir de pesquisas feitas nas áreas da Pedagogia, Sociologia e Psicologia. Ela ressalta ainda que o fato de os jovens serem compreendidos apenas como estudantes e não como categoria, que têm demandas e expressões próprias, faz com que muitos não se identifiquem com a escola, propondo que eles(as) possam protagonizar ações protetivas na escola, promovendo a inserção de estudantes em situações de risco social.
Segundo pesquisa realizada pelos(as) alunos(as), o Idealize – Tecnologia em Rede para a Construção de Alternativas de Diálogo tem despertado o interesse da comunidade escolar e dos alunos do primeiro ano do Ensino Médio, que se sentem acolhidos pelos colegas veteranos e têm tido oportunidade de dialogarem sobre temas polêmicos, como os relativos às questões da sexualidade e os preconceitos e/ou discriminações a ela associados. “O Projeto Idealize promove ainda um espaço de diálogo onde os estudantes apontam soluções para os problemas que estes enfrentam tanto no cotidiano da escola, uma vez que estudam em tempo integral, como para os conflitos inerentes à própria adolescência”, finaliza Francisca Mendes.
O Projeto Idealize foi criado pela orientadora educacional Elia Martins e pela professora de Sociologia Rachel Otoni em agosto de 2014. Em 2022 foi coordenado pela supervisora pedagógica Francisca Mendes e pela orientadora educacional Meiriellen. Desde 2023 a professora Francisca continua trabalhando com os(as) estudantes, juntamente com a orientadora Patrícia Spíndola.
Clique aqui e confira o álbum do Facebook.