Projeto do Sinpro é referência em Educação Antirracista nas escolas públicas do DF

O Sinpro, por meio da Secretaria de Raça e Sexualidade, foi convidado pela Coordenação Regional de Ensino do Recanto das Emas a integrar o projeto Educação Antirracista o Ano Todo, que tem o objetivo de propor uma educação antirracista, com a construção de uma educação diversa, plural e equânime para as relações étnico-raciais. O projeto Circuito Permanente de Debate Antirracista nas escolas tem se tornado um referencial para diversas escolas públicas do Distrito Federal na busca pelo desenvolvimento de um conjunto de ações educativas de combate ao racismo e promoção da equidade racial.

A atividade propõe abordar, junto aos(às) professores(as), temáticas sobre conceitos antirracistas; desconstrução de preconceitos; representatividade no material didático; como ser educador antirracista; corpo negro; racismo na infância e prática pedagógica antirracista. Além disto, reforçar ideias que impactem internamente em cada unidade escolar, fortalecendo o empoderamento, a autoestima dos estudantes na construção de suas identidades e em uma prática educativa democrática e inclusiva, que enxergue na diversidade cultural uma oportunidade de ampliação de horizontes culturais.

Para o diretor do Sinpro Carlos Fernandez, foi com muita alegria que a Secretaria de Raça e Sexualidade do sindicato recebeu o convite para interagir e integrar o projeto Educação antirracista o ano todo, da Regional de Ensino do Recanto das Emas. “O Sinpro vem trabalhando nos últimos anos com o nosso circuito de debates antirracistas nas escolas de todo o DF. É de suma importância que este trabalho ganhe a integração com propostas da Secretaria de Educação, uma vez que o Estado é responsável pelas condições de trabalho dos professores e na escola”, ressalta.

Dentre as ações previstas está a etapa do Circuito de Formação, que tem como proposta levar formações às unidades escolares que compõem a CRE do Recanto das Emas. O planejamento realizado prevê um total de 18 formações sobre a educação das relações étnico-raciais, realizadas nos turnos de coordenação pedagógica, não se limitando somente às quartas-feiras, mas respeitando os documentos regulamentadores dos períodos destinados à coordenação pedagógica da SEEDF.

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