Projeto do CEM 3 de Taguatinga dá protagonismo à consciência negra

O Centro de Ensino Médio 03 de Taguatinga convida professores(as), orientadores(as) educacionais, estudantes e a comunidade escolar para participar do lançamento do projeto Falas Pretas no dia 11 de novembro, às 9h, na própria escola. O projeto é uma consonância à Lei n. 10.639/03, que versa sobre a obrigatoriedade do ensino de História e Cultura afro-brasileira na educação básica do Brasil.

Os(as) estudantes participarão de rodas de conversa com o tema: Precisamos falar sobre o racismo, com a participação de vários convidados, dentre eles Adelaide Paula (escritora e mestre em Literatura Brasileira), Edmar Galiza (graduado em Teatro e mestre em Educação) e Simone Cristal (professora da educação básica da SEE), que são participantes do movimento negro. Ao final da atividade todos(as) participarão do Cinema Preto, com a exposição de um filme ao ar livre.

Para atuar nessa perspectiva, a plataforma destaca os aspectos que marcam a história da população afrodescendente no Brasil, bem como reflete sobre as mazelas do racismo estrutural, dentre as quais figura a invisibilidade e o silenciamento do negro em todas as esferas da sociedade, inclusive no ambiente escolar. O intuito do projeto é oportunizar o protagonismo do estudante negro do CEM 03, valorizando sua fala e seu ponto de vista, no sentido de relatar as situações cotidianas vivenciadas por ele.

Segundo a supervisora pedagógica do CEM 03, Pollyana dos Santos Silva, não se trata da fala pela fala, mas do testemunho como instrumento de empoderamento da juventude negra. “Partindo da dor coletiva do racismo, pretendemos assinalar a possibilidade e urgência de uma educação antirracista. Nesse sentido, apontamos a importância de tornar visíveis as contribuições da população negra na construção do patrimônio material e imaterial da humanidade, dando visibilidade, portanto, à cultura e história afrodescendente, objetivando evidenciar a relevância dessa matriz para a construção do conhecimento, tanto no campo cultural quanto no que se refere às diversas áreas saber científico”, ressalta.

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