Projeto do CEF 10 de Ceilândia enfoca as origens de nossa história

A importância da cultura negra e o foco sobre as origens de nossa história foram debatidos por professores(as) e estudantes do Centro de Ensino Fundamental 10 de Ceilândia. Parte do Projeto Político Pedagógico da unidade escolar, o Projeto Africanidades foi criado em 2016 com o objetivo de mostrar a luta e a resistência do povo negro desde o período da escravidão.

Diante desta premissa, a professora de História e Geografia do CEF, Rose Nogueira, desenvolveu o assunto em sala de aula, mostrando aos(às) alunos(as) uma realidade diferente do que muitos(as) conhecem sobre nossas origens, além de evidenciar toda importância da cultura negra para a história do Brasil e sua importância nos mais variados segmentos. Durante o projeto foram trabalhados contos africanos, vocabulário, danças, músicas, artes e personalidades, com a culminância sendo feita no dia 23 de novembro, com apresentação de músicas, grupos de danças, Tambor de Crioula do Seu Teodoro, capoeira, painéis e trabalhos manuais feitos pelos(as) estudantes.

Segundo a professora Rose Nogueira, o Projeto Africanidades engloba toda uma história de nossas origens, falando não só a respeito de questões escravagistas, mas de liberdade, de que todos temos uma origem africana. “Todos nós temos importância, e temos que lutar para fazer do nosso país um lugar melhor. Temos que ter condições de sermos, todos, o que quisermos”.

Desde o início do projeto, a educadora diz que observou impactos determinantes das atividades na vida dos(as) estudantes. “Eles entendem que são protagonistas da própria vida. A cultura negra permeia a cultura brasileira, culinária, o vocabulário e a herança cultural. A diversidade tem que ser valorizada”, finaliza.

Clique aqui e confira o álbum do Facebook.